O projeto:
Ousadia, criatividade e principalmente muita fé é o que move o grupo da paróquia Nossa Senhora dos Navegantes que inaugurou no último dia 30 de maio a TV Navegantes, uma TV na web que tem como foco evangelizar as famílias.
Fábio Martins foi o nosso interlocutor para explicar o projeto que já conta com programação entre as 19 e as 22h diariamente.
Fábio é radialista, produtor, roteirista e editor de conteúdo, ou seja, entende de Rádio, Cinema e TV, como ele mesmo disse e trabalha na área há 30 anos.
A ideia da TV surgiu em 2012. Um projeto foi elaborado, aprovado pela arquidiocese de Vitória, mas não se firmou. Voltou com a pandemia e a necessidade de transmitir as missas para que os paroquianos pudessem acompanhar de suas casas. Nessa ocasião um grupo de pessoas da paróquia começou a se reunir e buscar caminhos para concretizar o desejo de ir além da transmissão das missas.
O primeiro passo foi procurar parceiros individuais ou de instituições que pudessem contribuir com produções que atingissem públicos diferentes. Assim conseguiram autorização para transmitir programas sobre dúvidas de fé, conhecimento pessoal, história infantis entre outros que estivessem livres de direitos autorais. No momento está em tramitação um acordo com o Sesc Tv para aumentar a oferta de programas diários.
Programação:
Hoje a TV começa às 19h com dois programas infantis, um do governo federal e outro cedido por uma paróquia do Rio de Janeiro.
Às 19h30 tem o Estúdio N, um programa para jovens e com os jovens, com vídeo-clips e apresentações ao vivo, produção da TV Navegantes.
Às 20h programas diversos, cada dia com um enfoque diferente, entre eles o Papo de Padre, apresentado pelo pe. Anderson Gomes, pároco na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e vigário episcopal para a Comunicação na arquidiocese de Vitória.
Mas tem mais produção local: Lugar de homem na cozinha e Pipoca digital, programa com indicação de filmes e séries.
Desejos e intenções:
A intenção é aumentar a produção local e abrir para outras paróquias da arquidiocese e do estado do Espírito Santo.
Para quem pensa que a TV Navegantes apenas retransmite essas programações, Fábio esclarece que eles fazem uma produção específica para a TV Navegantes.
Apesar de poucos recursos o grupo não perde o foco de fazer uma TV “com profissionalismo e perseguir a meta de propor para as famílias uma programação atrativa e construtiva sempre com as bases da Igreja”, disse Fábio. A inspiração vem das TVs Católicas, principalmente da Canção Nova.
Sem recursos e pouco equipamento o grupo busca formas para se manter financeiramente. A primeira ideia é criar uma Associação ou Fundação para que as pessoas possam fazer doações. A segunda é criar uma loja virtual para venda de produtos e envolver no projeto os artesãos da Barra do Jucu. A terceira produzir e oferecer cursos EAD (Ensino à distância).
Juntamente com a Web TV Navegantes o grupo está reformulando o site da paróquia para trabalhar a comunicação integrada.
Pedido: 1. Quem quiser enviar notícias pode contar com a divulgação da TV Navegantes.
2. Se alguém tiver uma ideia de programa pode procurar a TV Navegantes para conversar.
Contatos: [email protected]