Nono Encontro: Horizontes Abertos pela Dei Verbum

25 setembro, 2023

O Concilio Vaticano II lançou uma luz sobre a Igreja no mundo e a Constituição Apostólica Dei Verbum – nascida deste momento – chama à uma reflexão sobre a Revelação Divina. Este importante documento conciliar abre novos caminhos, promove um impulso na animação bíblica da pastoral da Igreja, com a promoção de iniciativas como espaços de leituras, reflexões e estudos da Palavra de Deus. Encerrando a etapa do Formando Discípulos Missionários de Jesus à luz da Dei Verbum, no encontro sugerido esta semana, Dom Andherson Franklin, Bispo Auxiliar, fala sobre estes horizontes que surgiram a partir da Constituição.

“É importante nós notarmos que a partir da Dei Verbum muitos outros escritos vieram, escritos que foram cada vez mais nos ajudando a compreender o valor da Sagrada Escritura, a força da palavra de Deus na vida pastoral da Igreja, como interpretar a Sagrada escritura. Foram multiplicados os espaços de estudo bíblico não só para os padres, mas sobretudo também para os leigos. Os círculos bíblicos, as pastorais, os movimentos bíblicos, o próprio CEBI, ou seja, há uma série de grupos ou organizações que nasceram a partir deste grande impulso que a Dei Verbum nos deu”.

Dom Andherson reforça também que a Dei Verbum é fundamental para a forma como os cristãos lidam hoje com a Sagrada Escritura: “Desde os estudos dos leigos, os estudos populares da Sagrada Escritura, como os Círculos Bíblicos, até a interpretação acadêmica, ou seja, aquela que se faz na formação dos padres ou até mesmo nas universidades. Então a igreja deu um passo muito importante a partir da Dei Verbum na acolhida e na reflexão da Palavra de Deus e nós sentimos esses passos e impulso e essa força renovadora da leitura da bíblia até hoje”.

Acesse aqui o livro completo Formando Discípulos Missionários de Jesus – à Luz da Dei Verbum 

Ouça a explicação de Dom Andherson Franklin sobre o nono encontro: “Horizontes Abertos pela Dei Verbum”.

Compartilhe:

VÍDEOS

quinta-feira 18 abril
terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook