A abertura da festa de Nossa Senhora da Saúde, co-padroeira na paróquia da Ressurreição em Goiabeiras, na Arquidiocese de Vitória – ES, aconteceu no dia 22 de maio (sábado) com a novena dedicada à Mãe de Deus. Em função da pandemia, a novena contou com um número reduzido de pessoas presencialmente, obedecendo todos os protocolos sanitários e também transmitida pelas redes sociais da paróquia.
O Pe. Robson Prati Neves de Oliveira, pároco da paróquia Ressurreição, juntamente com outras lideranças, coordena os festejos deste ano.
A missa solene da festa de Nossa Senhora da Saúde acontecerá hoje às 19h30, presidida pelo pároco, Pe. Robson. Você pode acompanhar pelas redes sociais da paróquia:
História
A origem da devoção a Nossa Senhora da Saúde tem registro na Idade Média, durante o tempo da peste negra na Europa. Em 1599, caiu uma epidemia de peste sobre a população de Sacavém (Portugal) com tamanho impacto. Ao abrirem a primeira vala, os coveiros se depararam com uma imagem de Nossa Senhora. Aconteceu uma procissão em honra a Mãe de Deus, na intenção de pedir a proteção. Ao fim da procissão, a peste cessou. A imagem de Nossa Senhora descoberta na vala passou a ser aclamada por Nossa Senhora da Saúde.
Oração
Virgem puríssima, que sois a Saúde dos enfermos,
o Refúgio dos pecadores, a Consoladora dos aflitos
e a Despenseira de todas as graças, na minha fraqueza e no meu desânimo,
apelo hoje para os tesouros da vossa misericórdia e bondade
e atrevo-me a chamar-vos pelo doce nome de Mãe.
Sim, ó Mãe, atendei-me em minha enfermidade, dai-me a saúde do corpo,
para que possa cumprir os meus deveres com ânimo e alegria,
e com a mesma disposição, sirva o vosso Filho Jesus
e agradeça a vós, Saúde dos enfermos.
Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós.
Amém!