Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina

12 dezembro, 2020

Hoje, 12 de dezembro, a cidade do México e a América Latina, celebram o dia de Nossa Senhora de Guadalupe. Em 9 de dezembro de 1531, em um lugar chamado Tepeyac, a Virgem apareceu pela primeira vez ao índio Juan Diego pedindo que ele solicitasse ao Bispo, o franciscano Juan de Zumárraga, a construção de uma igreja naquele local. A ideia não foi aceita pelo bispo que diante da insistência do índio pediu provas concretas da aparição.

No dia 12 de dezembro, a Virgem aparece novamente e pede a Juan Diego que subisse ao topo da colina de Tepeyac para colher flores e levá-las para ela. Na região era inverno, e mesmo assim Juan Diego colheu muitas flores bonitas, colocou na sua “tilma”, um tipo de manta típico da região, e foi até o local de aparição da Virgem. Esta ordenou-lhe que apresentasse as flores ao Bispo. Juan Diego diante do bispo abriu sua “tilma” e deixou cair as flores. No tecido, apareceu a imagem da Virgem de Guadalupe, uma das maiores devoções marianas do México.

Aqui na Arquidiocese de Vitória existe uma paróquia dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na área pastoral de Vila Velha. Criada e instalada canonicamente no dia 25 de março de 2017, pelo então Arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela, recebeu, nesse mesmo dia, seu primeiro pároco, Pe. Hiller Stefanon Sezini. As missas e encontros estão acontecendo na sede improvisada até à conclusão das obras da sede.

“Nós estamos trabalhando para que a nova Igreja Paroquial, ainda em construção, seja elevada à dignidade de Santuário Arquidiocesano. A futura Igreja dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe está localizada na orla da Praia de Itaparica, em Vila Velha. Em frente ao mar. Única Igreja da Arquidiocese que está em frente ao mar”, comenta Pe. Hiller.

A devoção dos capixabas a Nossa Senhora de Guadalupe tem crescido consideravelmente. Segundo Pe. Hiller, o fenômeno Guadalupano tem sido propagado bastante na área pastoral de Vila Velha. “Para muitos, ainda é uma devoção desconhecida. Cabe a nós, estender e propagar esta santa devoção”.

Os festejos deste ano estão diferentes devido à pandemia da Covid-19. A comemoração começou no dia 03 de dezembro, encerrando hoje (12). Durante o dia de hoje será celebrada a Santa Missa nos horários, às 6h, 9h, 12h, 15h e a das18h que será presidida pelo Arcebispo Dom Dario Campos. Todas serão celebradas com participação dos fiéis, respeitando os protocolos de saúde e serão transmitidas pela redes sociais da paróquia. No final de cada missa haverá a benção das rosas. “Às 17 horas será rezada a oração do rosário Guadalupano que é uma oração muito cultivada no México”, comenta Pe. Hiller.

Devido a pandemia da Covid-19, e por ocasião do 125º Aniversário da Coroação de Nossa Senhora de Guadalupe, o Papa Francisco, através da Penitenciária Apostólica publicou um decreto para a extensão das indulgências e essas poderão ser recebidas pelos fiéis de todo o mundo. 

Oração à Nossa Senhora de Guadalupe

Mãe amorosa e terna dos Mexicanos! Chegou enfim o tão desejado em que vossos pobres filhos, embainhando a espada fratricida , volvendo seus lacrimosos olhos ao santo Tepeyac, e unidos seus corações no amor filial que vos professam, venham a implorar a imerecida graça de coroar vossa fronte em público testemunho de que somos vossos fiéis vassalos, e para que todo mundo saiba que vós sois a única Rainha e Defensora da nação que honraste com vossos pés e a quem deixaste em penhor do vosso amoroso patrocínio vossa imagem bela, que sempre tem sido a glória, o consolo e a esperança do pobre mexicano. “Eu sou a mãe amorosa e terna de todos os mexicanos que me invocam” dissestes ao ditosíssimo João Diego. Mexicanos somos, e por isso cheio de confiança vos invocamos, pedindo-vos que ao glorioso título de filhos vossos vos digneis conceder-nos agregar o de fiéis vassalos, em sinal de agradecimento aos inumeráveis benefícios que temos recebido de vossas santíssimas mãos, e para que, vendo-vos coroada, saibam as nações que vós sois a Rainha invencível dos mexicanos. Assim o pedimos pelos méritos de Vosso Filho, Nosso Senhor, Jesus Cristo, Amém.

Contatos da paróquia

Telefone: (27) 3299-0951

Endereço:

Praia de Itaparica. Av. Estudante José Júlio de Souza, s/n°. Entrada pela Rua Dr. Aniceto Frizzera Filho, n° 331. 29102010 Vila Velha, ES

Redes Sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/anunciandoguadalupe

YouTube: https://www.youtube.com/results?search_query=anunciando+guadalupe

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sexta-feira 1 outubro
domingo 3 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por