Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

27 junho, 2021

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é celebrada hoje em todo mundo. A devoção a este título de Maria começou a ser propagada em 1870 ela é representada por um ícone milagroso: uma pintura do século XIII, de estilo bizantino. Na imagem, Nossa Senhora carrega no colo o Menino Jesus, que observa dois anjos lhe mostrando os elementos da sua paixão: uma cruz e lanças. Nessa simbologia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título de homenagem e agradecimento à atenção constante e perpétua da mãe de Jesus para com todos os filhos e filhas de Deus. Perpétuo Socorro significa socorro eterno, em que a mãe nunca esquece ou abandona os seus filhos.

Na Praia da Costa, em Vila Velha, existe uma paróquia dedicada a esta padroeira. Está localizada na Rua São Paulo, S/N, esquina com a rua 15 de Novembro, S/N. A história dessa paróquia começa em 1968 a partir da reunião semanal de mulheres que faziam tricô e tomavam chá, lideradas por Irlanda Soneghet. Elas se reuniam semanalmente para também ajudar aos necessitados. Incentivadas por Frei Firmino Matucheb, elas firmaram uma comunidade em cartório, nascendo a Comunidade Ecumênica da Praia da Costa.

A imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi um presente do fiel Jorge Amon, que trouxe a imagem do Líbano, e passou a participar das reuniões da comunidade. No início ela fazia parte de uma das 30 comunidades da paróquia franciscana Nossa Senhora do Rosário, no Centro de Vila Velha e a celebração eucarística acontecia uma vez por mês. Os leigos precisavam realizar a maior parte das atividades. Logo foram criadas as pastorais como a Catequese, Liturgia e Batismo.

Em 1978, o bispo D. João Batista celebrou uma missa no local da comunidade, e sugeriu que o nome fosse modificado para Comunidade Cristã. Quinze anos depois, em 1993, ela se tornou comunidade católica, se integrando a Mitra Arquidiocesana de Vitória, em 1998. Desde o início, muitos movimentos religiosos se organizaram na comunidade.

Criada em 2008 pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, a paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro deixou de pertencer ao território franciscano da paróquia Nossa Senhora do Rosário e se tornou independente, agrupando duas comunidades: a Santo Antônio, criada em 1995, na região da Praia da Costa e a Santa Luzia que surgiu em 1999, na Praia do Ribeiro. Padre Renato Criste foi o primeiro pároco e ficou à frente da paróquia até 2012. O atual pároco é padre Anderson Gomes que está responsável por esta Igreja particular desde 2013.

Nos últimos dias foram realizadas diversas atividades para celebrar a festa da padroeira que neste ano tem como tema: “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, socorrei-nos sem demora”. Desde quinta-feira (24) foram realizados terços, missas e palestras com padres, religiosos e convidados da Arquidiocese.

Hoje é o encerramento e às 11h acontece uma missa presidida pelo pároco, padre Anderson Gomes. Às 19h30, Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano de Vitória, preside a missa solene.  Os fiéis que fizeram agendamento poderão participar presencialmente e serão realizadas transmissões ao vivo pelo Facebook e Youtube da Paróquia e Facebook e Youtube do padre Anderson Gomes.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 28 outubro
sexta-feira 29 outubro
sábado 30 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por