Nova casa do Propedêutico no Centro de Vitória

Foi entregue hoje (20) a futura nova sede do Propedêutico da Arquidiocese de Vitória, chamada Casa Bom Pastor, localizada na Rua Coutinho Mascarenhas, nº 40, Centro, Vitória, local conhecido anteriormente como “Casa de Maria”.

A construção é vinculada ao Seminário Nossa Senhora da Penha, tem 600 m², uma área formativa com 450 m² e outros 1.150 m² entre acessos, estacionamento, quadra, jardins e espaço externo de lazer e contemplação. Além disso, a nova casa tem a capacidade de abrigar de 15 a 18 jovens que buscam discernimento para a vocação sacerdotal.

O ato da conclusão das obras foi marcado nesta manhã pela visita ao local feita pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos; o Reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha, padre Jorge Campos; o Diretor do Propedêutico, padre Diego Azevedo; o Vigário Episcopal para Assuntos Econômicos, padre Paulo Régis; o Administrador Ecônomo da Arquidiocese, Sérgio Murilo e a arquiteta responsável pelo projeto, Raquel Tonini.  

A casa possui na parte interna 5 quartos coletivos; 3 suítes; refeitório; sala de estar/TV; banheiros sociais; banheiro para visitantes; cozinha; dispensas, área privativa com refeitório e banheiros para os colaboradores da casa; capela, sacristia; escritório administrativo; sala de atendimento para o reitor da casa; sala de T.I.

Já na parte externa estão biblioteca, sala de estudos, sala de atividades artísticas, lavanderia, almoxarifados para guarda de material diversos, sala para a coordenação do Serviço de Animação Vocacional – SAV e auditório para encontros vocacionais e formativos com capacidade para 100 pessoas. Além disso, a nova casa possui quadra de esportes, centro de convivência, oratório e 15 vagas para veículos.

Sobre o que é o Propedêutico, padre Diego Azevedo explica que é uma fase anterior à entrada no Seminário e é muito importante para o conhecimento e discernimento: “no primeiro ano os candidatos fazem os encontros vocacionais. Assim que são aprovados, eles entram para o Propedêutico, que dura um ano, e é um período de conhecer o candidato, analisar o seu perfil, mas sobretudo é um momento que este candidato conhece Jesus Cristo e a doutrinação da Igreja”. 

Atualmente o Propedêutico funciona em uma casa na Praia da Baleia, na Serra, e possui 10 jovens em discernimento com idade entre 18 e 28 anos. Sérgio Murilo, administrador ecônomo da Arquidiocese de Vitória, detalha que a casa será transferida para o Centro de Vitória, neste imóvel que já era da Arquidiocese e foi totalmente adaptado e reformado para acolher esses jovens.

De acordo com o administrador, o projeto inicial da casa na Praia da Baleia previa construir no mesmo espaço a casa do propedêutico, que foi executada e está em funcionamento, e uma Casa Sacerdotal, que ainda seria construída para acolher os padres idosos, eméritos e os que fazem tratamentos médicos e precisam se ausentar de suas paróquias. 

“Com a chegada de Dom Dario na Arquidiocese de Vitória, ele viu que esse imóvel do Centro de Vitória atenderia a necessidade do Seminário e vislumbrou que a área que atualmente é ocupada pela Casa do Propedêutico poderia se tornar a Casa Sacerdotal pois ela tem toda a estrutura já montada. Isso não exigiria da Arquidiocese a construção de uma nova casa”, detalha Sérgio.

Ainda não existe uma data para que a mudança seja concluída e o próximo passo é mobiliar toda a casa de formação. A conclusão das obras da reforma aconteceu justamente no mês de agosto, em que a Igreja celebra as vocações. Padre Jorge Campos – reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha – considera que este é um sinal de Deus de que a Arquidiocese de Vitória está no caminho certo.

Confira abaixo o vídeo completo do espaço e depoimentos.

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
segunda-feira 5 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Segundo Dia Oitavário
terça-feira 6 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Terceiro Dia Oitavário
quarta-feira 7 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quarto Dia Oitavário
quinta-feira 8 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quinto Dia Oitavário
sexta-feira 9 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sexto Dia Oitavário
sábado 10 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sétimo Dia Oitavário
domingo 11 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Oitavo Dia Oitavário
Nenhum evento encontrado!