Foi entregue hoje (20) a futura nova sede do Propedêutico da Arquidiocese de Vitória, chamada Casa Bom Pastor, localizada na Rua Coutinho Mascarenhas, nº 40, Centro, Vitória, local conhecido anteriormente como “Casa de Maria”.
O ato da conclusão das obras foi marcado nesta manhã pela visita ao local feita pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos; o Reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha, padre Jorge Campos; o Diretor do Propedêutico, padre Diego Azevedo; o Vigário Episcopal para Assuntos Econômicos, padre Paulo Régis; o Administrador Ecônomo da Arquidiocese, Sérgio Murilo e a arquiteta responsável pelo projeto, Raquel Tonini.
A casa possui na parte interna 5 quartos coletivos; 3 suítes; refeitório; sala de estar/TV; banheiros sociais; banheiro para visitantes; cozinha; dispensas, área privativa com refeitório e banheiros para os colaboradores da casa; capela, sacristia; escritório administrativo; sala de atendimento para o reitor da casa; sala de T.I.
Já na parte externa estão biblioteca, sala de estudos, sala de atividades artísticas, lavanderia, almoxarifados para guarda de material diversos, sala para a coordenação do Serviço de Animação Vocacional – SAV e auditório para encontros vocacionais e formativos com capacidade para 100 pessoas. Além disso, a nova casa possui quadra de esportes, centro de convivência, oratório e 15 vagas para veículos.
Atualmente o Propedêutico funciona em uma casa na Praia da Baleia, na Serra, e possui 10 jovens em discernimento com idade entre 18 e 28 anos. Sérgio Murilo, administrador ecônomo da Arquidiocese de Vitória, detalha que a casa será transferida para o Centro de Vitória, neste imóvel que já era da Arquidiocese e foi totalmente adaptado e reformado para acolher esses jovens.
“Com a chegada de Dom Dario na Arquidiocese de Vitória, ele viu que esse imóvel do Centro de Vitória atenderia a necessidade do Seminário e vislumbrou que a área que atualmente é ocupada pela Casa do Propedêutico poderia se tornar a Casa Sacerdotal pois ela tem toda a estrutura já montada. Isso não exigiria da Arquidiocese a construção de uma nova casa”, detalha Sérgio.
Ainda não existe uma data para que a mudança seja concluída e o próximo passo é mobiliar toda a casa de formação. A conclusão das obras da reforma aconteceu justamente no mês de agosto, em que a Igreja celebra as vocações. Padre Jorge Campos – reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha – considera que este é um sinal de Deus de que a Arquidiocese de Vitória está no caminho certo.
Confira abaixo o vídeo completo do espaço e depoimentos.