Em comemoração aos 50 anos do Encontro de Jovens com Cristo, foi publicado pela CNBB o documento Diretrizes Gerais do EJC Brasil. Na Arquidiocese de Vitória no último sábado, 28 janeiro, aconteceu o repasse do documento para as lideranças.
O EJC, Encontro de Jovens com Cristo, surgiu do da experiência do ECC (Encontro de Casais com Cristo) que surgiu em 1970, com Pe. Afonso Pastore que buscava atender as demandas da Pastoral Familiar. O EJC tem por objetivo a evangelização de jovens com idade variável de 15 a 30 anos, assim como a existência de um círculo de convivência. Atualmente é um dos principais movimentos jovens da Igreja Católica no Brasil.
Para o Padre Alexandro Firmino Barbosa, Coordenador da Comissão Arquidiocesana para a Juventude, as Novas Diretrizes chegam para motivar e enaltecer a verdadeira essência do encontro. ” Apresentamos e estudamos o documento com os jovens que estão a frente do EJC nas paroquias, com a finalidade de manter a essência do EJC, para que sejam unidos em prol da evangelização da juventude”, ressaltou.
A comissão da Juventude acompanhará cada grupo e com o tempo serão implantadas os pontos essenciais e fundamentais do EJC nas paróquias.