Novena ao Sagrado Coração de Jesus

28 maio, 2021

O mês de junho começa na próxima semana e a Igreja vai celebrar o Sagrado Coração de Jesus na segunda sexta-feira após a festa de Corpus Christi, que se dará em 11 de junho. Para marcar a data na Arquidiocese de Vitória uma novena conduzida pelo Apostolado de Oração – movimento que tem como inspiração a devoção ao Sagrado Coração de Jesus – será realizada na rádio América, 91,1 FM, de 2 a 10 de junho, a partir das 20h.

Além disso, será realizada uma missa arquidiocesana do movimento, no sábado, dia 12, às 16h, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Penha, na Serra. Essa missa será voltada para todos os membros do Apostolado de Oração da Arquidiocese e também aos devotos do Sagrado Coração. Os fiéis poderão acompanhar presencialmente em um número reduzido de pessoas ou pela rádio América que irá transmitir.

Conduzida por padre Jones Teixeira – diretor espiritual do Apostolado de Oração na Arquidiocese de Vitória há 3 anos – a novena será baseada nas 12 promessas de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque e a cada dia serão refletidas uma ou duas promessas e serão divulgadas as intenções dos fiéis. “Será um momento de muita oração em preparação para a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Vamos pedir a Jesus Cristo, a cada dia, que possamos ser fieis aquilo que ele nos pede nas suas promessas”.

Atualmente existem 170 grupos do Apostolado da Oração na Arquidiocese de vitória e aproximadamente sete mil membros consagrados. A devoção ao Sagrado Coração existe há 124 anos. Segundo padre Jones cada área pastoral tem o seu coordenador que é um leigo que representa o movimento nas paróquias de cada região. Em cada paróquia existem os grupos na pandemia voltaram a abrir e realizar na primeira sexta-feira de cada mês uma missa ou celebração da palavra em honra a devoção.

Sagrado Coração de Jesus e Apostolado da Oração

O diretor espiritual detalha que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma coisa e o Apostolado de Oração é outra coisa. “O que nós vamos comemorar agora nesta missa é a memória ao Sagrado Coração de Jesus e essa devoção é de inúmeras pessoas e não só os membros do Apostolado de Oração. Existem muitas congregações, Institutos, santos e santas, padres da Igreja, devotos ao Sagrado Coração de Jesus”.

Segundo padre Jones “o Apostolado de Oração tomou posse dessa devoção e a propaga com muita fidelidade. É um movimento que tem como inspiração a devoção ao Sagrado Coração e que está a serviço da Igreja. Os membros consagrados têm o dever de rezar pela conversão dos pecadores, de dar um bom testemunho dentro da paróquia, sendo sal e luz dentro da comunidade, também rezam pela evangelização, pelos sacerdotes e rezam pelas intenções mensais do Santo Padre, o Papa Francisco”.

Os membros consagrados têm como símbolo externo o uso da fita vermelha que faz parte do Apostolado de Oração há muitos séculos. Para se consagrar ao movimento a pessoa deve aproximar-se do Apostolado de Oração, e viver junto com o grupo o carisma, toda a devoção e todas as orações. Com o passar do tempo pode pedir para fazer parte e é acolhida, quando acontece a preparação para ser consagrada.

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 26 junho
domingo 27 junho
segunda-feira 28 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por