Novo bispo em Colatina

27 outubro, 2021

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 27 de outubro, o novo bispo diocesano de Colatina (ES). Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, da arquidiocese de Mariana (MG) irá assumir a diocese capixaba vacante desde a nomeação de dom Wladimir Lopes Dias para a diocese de Lorena (SP), em janeiro deste ano. A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo membro do episcopado brasileiro. 

Cônego Lauro Sérgio é, atualmente, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG), na arquidiocese de Mariana. Ele exerceu, desde 2017, a função de diretor executivo da Fundação Cultural e Educacional da arquidiocese de Mariana (Fundarq). 

A Arquidiocese de Vitória se alegra com esta nomeação e deseja um bom pastoreio ao Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa e a toda Diocese de Colatina, nossa Igreja Irmã.  

Informações biográficas 

Natural de Ouro Preto (MG), padre Lauro Sérgio nasceu em 29 de abril de 1959, filho de Almir Barbosa e Maria do Carmo Versiani Barbosa. Foi ordenado presbítero da arquidiocese de Mariana no dia 2 de setembro de 1995.  

É licenciado em História e bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O bacharelado em Teologia foi cursado no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus no Brasil, em Belo Horizonte (MG). Cônego Lauro é mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. 

Entre a década de 1980 e o início da década de 1990, foi pesquisador do Instituto de Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (IAC/UFOP) e atuou como coordenador do Núcleo de Ação Cultural do IAC/UFOP.  

A partir de 1994 inicia uma trajetória de serviços no Seminário São José de Mariana. Cônego Lauro Sérgio integrou a equipe de formadores do Seminário arquidiocesano por dez anos. No período, foi professor de Filosofia e Teologia, diretor de estudos do Instituto de Teologia e reitor. De 2005 a 2014, foi diretor da Escola Diaconal São Lourenço. 

Seu currículo ainda contém atividades como vigário paroquial da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Mariana; assessor do Conselho de Leigos da arquidiocese de Mariana; presidente da Organização de Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) no Regional Leste 2 da CNBB (2007 a 2011); assessor da Pastoral Familiar na Região Pastoral Mariana Leste; vigário episcopal; diretor executivo da Fundarq e pároco.  

O novo bispo também integrou diversos Conselhos da arquidiocese de Marina, entre 2006 e 2019: Colégio de Consultores, Conselho Presbiteral, Conselho Arquidiocesano de Pastoral, Conselho Administrativo e Econômico, Conselho Curador da Fundação Marianense de Educação e Conselho Diretor Da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese De Mariana (Fundarq). 

Cônego Lauro é membro fundador, editorialista, articulista de jornais e revistas. Publicou o livro “Memórias de Ouro Preto” e colaborou na publicação da Academia Ouro-Pretana de Letras “A Família Ouro-Pretana”. 

No processo de elaboração e redação das atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019 – 2023), padre Lauro integrou a Comissão de Assessores da CNBB.  

  

Saudação da CNBB ao Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa 

 

Estimado Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) congratula-se com a sua nomeação para a diocese de Colatina, no Estado do Espírito Santo. Junto com a porção do povo de Deus que lhe será confiada, o acolhemos, e oferecemos votos de uma frutuosa missão.  

Vislumbramos um profícuo ministério no episcopado ao ver sua atuação como presbítero na Arquidiocese de Mariana. Sua larga experiência como colaborador das primeiras horas aos arcebispos e na formação dos seminaristas nos indicam sinais de comunhão e compromisso eclesial. Já a função de postulador da causa de beatificação de nosso irmão e ex-presidente Dom Luciano Mendes de Almeida, para além da convivência que teve com ele, revela uma privilegiada fonte de inspiração para um ministério episcopal encarnado como serviço de evangelização e compromisso com os mais pobres. 

Compartilhamos uma prece do Papa Francisco na ordenação episcopal por ele presidida nas últimas semanas: “Que o Senhor os faça crescer neste caminho da proximidade, assim imitarão melhor o Senhor, porque Ele sempre esteve próximo a nós e, com a sua proximidade que é de compaixão e de ternura, nos leva avante”. 

Nossa Senhora Saúde, padroeira da Diocese de Colatina, interceda, proteja e acompanhe essa nova jornada em sua missão.  

Em Cristo,   

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB 

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB 

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB 

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Com informações do site da CNBB. 

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook