Novo cerimoniário do Arcebispado

28 julho, 2021

Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano, nomeou padre Rodrigo Chagas como novo cerimoniário do Arcebispado na Arquidiocese de Vitória. O sacerdote assume no lugar de padre Evandro Sagrilo que estava no cargo desde 03 de dezembro de 2018. Esta função está ligada à Liturgia, pois o cerimoniário do Arcebispo prepara e está à frente de todas as missas pontificais da Arquidiocese. Ele organiza toda a ação litúrgica e está sempre ao lado do Arcebispo para ajudá-lo nos rituais.

O cerimoniário tem que conhecer todo rito que vai acontecer e tem que ser uma pessoa bem atenta. Atua em missas de ordenações e nas celebrações eucarísticas como na Festa da Penha e Festa de Nossa Senhora da Vitória, por exemplo, estando sempre na condução das cerimônias presididas pelo bispo. Ele tem a missão de elaborar os roteiros, fazendo com que os ritos aconteçam corretamente e tudo saia na perfeita condição da liturgia. Quem geralmente auxilia o arcebispo são os seminaristas quem também ficam no altar.

Padre Rodrigo conta que ele está desde novembro como Coordenador da Comissão de Liturgia da Arquidiocese e padre Evandro ainda estava como cerimoniário do Arcebispo, mas houve a necessidade pastoral de unir as duas funções, pois no caso padre Evandro é seu antecessor como Coordenador da Liturgia. Geralmente o coordenador de liturgia organiza todas as missas pontificais e tudo que se diz respeito a liturgia da Arquidiocese, como formações, escola de liturgia, escola de música e as missas e celebrações com o bispo.

“Recebo com muita alegria este cargo de confiança de Dom Dario. Já tenho dois cargos de confiança do Arcebispo, esse é o terceiro que ele me confia. Eu um padre tão novo, acabei de fazer um ano de padre. Já estou como Administrador Paroquial da maior paróquia da Arquidiocese que é a paróquia São Sebastião, de Afonso Cláudio. Ele também já tinha me confiado a coordenação da Liturgia Arquidiocesana que é o coração da ação pastoral, onde tudo culmina. Toda ação pastoral se coloca ao redor do altar para celebrar a evangelização, por isso é um cargo de muita responsabilidade. E agora me nomeando como seu cerimoniário eu fiquei muito feliz e agradecido por me confiar tamanha responsabilidade e eu estou disponível para servir”, detalha o sacerdote.

Padre Evandro detalha que desde que foi ordenado diácono transitório, ele assumiu o cargo, na época a pedido de Dom Luiz Mancilha Vilela e continuou sendo até então. “Agora eu encerro meu período de cerimônia nestas primeiras duas ordenações que acontecem no próximo sábado, dia 31, e na próxima do diácono Alessandro Rebonato que será dia 07 de agosto. Foi muito bom, um tempo de aprendizado, de conhecimento da liturgia. Fiquei muito feliz e agora fico mais feliz ainda de passar essa missão ao padre Rodrigo até porque eu continuo com 3 missões árduas que é a Casa Sacerdotal, ser vigário na paróquia Sagrada Família e ainda de ser vice-diretor do Propedêutico. Fico muito aliviado por passar para uma pessoa tão responsável que já está na Comissão de Liturgia”.

A Arquidiocese de Vitória agradece pela dedicação de padre Evandro nestes quase 3 anos e deseja boas-vindas ao padre Rodrigo, com a certeza de que Deus está cuidando das missões dos dois presbíteros.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 22 setembro
quinta-feira 23 setembro
sábado 25 setembro
domingo 26 setembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por