No total são 18 paróquias que pertencem a área Cariacica/Viana e de acordo com padre Claudio, ele aceitou o desafio por entender que essa é a vontade de Deus e pelos padres que olharam com esperança para o seu ministério que está apenas começando. Ele recebe essa missão com com um pouquinho de ansiedade, mas com disposição para contribuir com a Igreja.
“Me coloco na dinâmica do serviço, crendo ser essa a vontade de Deus para esse tempo e para as nossas paróquias aqui na área Cariacica/Viana. Com vontade de acertar e ser útil de alguma maneira e que o ministério que o Senhor me confiou possa estar à serviço dos irmãos, das paróquias e auxiliando o senhor Arcebispo, pois o organismo de área pastoral é na verdade um braço do senhor Arcebispo em determinada região.
Padre Claudio explica que a missão do coordenador de área é diferente do representante dos presbíteros da área, pois ele zela para a unidade pastoral. Em geral o mandato de um coordenador de área é de 2 anos, podendo ser prorrogado por mais 2 anos em uma nova votação.
“Meu trabalho junto com a equipe que vamos formar será esse de manter a unidade, acompanhar as pastorais nas paróquias, convocar as reuniões, preparar aquilo que vem da Arquidiocese. Manter a unidade entre nós mesmos, entre as 18 paróquias e também fazer com que a gente seja um só. Além disso ver como está o Batismo, a Crisma, as pastorais sociais. Trabalhar a ação pastoral em conformidade com as orientações da Arquidiocese de Vitória de forma mais homogênea possível, mas respeitando cada região, cada paróquia e cada comunidade”.