O novo documento, elaborado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da nova Evangelização do Vaticano, foi motivado pelos desafios do tempo presente como a Era Digital e a Globalização. O documento foi um pedido do Papa Francisco que preocupado com a dinâmica atual do mundo, percebeu a necessidade de Formação Catequética que dialogue com os desafios atuais. O Diretório tem traços fundamentais dos documentos pós conciliares, como Evangelii Nutiandi do Papa Paulo VI, e traz a dinâmica proposta pelo Papa Francisco na sua exortação apostólica Evangelii Gaudium.
“Quando a igreja propõe documentos como o diretório, ela nos convida a lançar o olhar sobre novos aspectos que circundam a nossa realidade atual. Dado que os últimos ‘Diretórios Gerais para a Catequese’ são datados de 1971 e 1997, sentiu-se a necessidade de atualizar a abordagem da catequese, segundo os novos tempos e as novas necessidades do povo. Claro que isso não é feito de um dia para o outro. A evolução e adequação acontece progressivamente, de acordo com as necessidades e capacidades de cada lugar, mas sempre mantendo a essência e a centralidade em Cristo. Ao se dividir em 3 partes, o novo diretório recorda que, pelo batismo, somos discípulo missionário de Cristo e que, para exercer este chamado, precisamos lançar mão das ferramentas contemporâneas para comunicar a fé. Isto tende a dar uma cara nova e mais atraente a catequese da nossa Igreja”; comentou Padre Fernando Souza, Coordenador da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, da Arquidiocese de Vitória.
Um dos ensinamentos diários do Papa Francisco é que a evangelização ocupa o primeiro lugar na vida da Igreja. Uma vez que a Catequese é a iniciação cristã, ela precisa estar intimamente ligada a obra de evangelização. O novo documento para a Catequese, dará um novo impulso pastoral e evangelizador. O Diretório, diz que a palavra de Deus é a centralidade da Catequese.
“ A Palavra de Deus não só centraliza a catequese das nossas paróquias, como também deve ser o alicerce da nossa existência enquanto cristãos. Por isso, devemos ouvi-la, experimentá-la, vivenciá-la e transmiti-la com a verdade que ela exerce em nós”; complementa Pe. Fernando.
A catequese precisa ser o local que gera encontro com Deus e não só um caminho para se obter o sacramento. A Atualização das diretrizes para a Formação catequética, mostra que a evangelização é viva.
Objetivo do Novo Documento
O Novo Diretório da Catequese é uma contribuição, para a grande missão da catequese. Com ele pretende-se, encorajar e sustentar todos aqueles que tem no coração o desejo de transmitir a fé e transmitir a palavra.
O que esse Diretório tem de novo?
Quando um documento surge, esperamos que traga muitas novidades, mas nem sempre é assim. Esse Diretório dá continuidade aos anteriores. A diferença é que o Papa Francisco, tem vários documentos que incidem na evangelização, nessa Igreja missionária em saída, a alegria de partilhar o evangelho e esses documentos estão contemplados no novo diretório, o que não tinha no anterior. Essa atualização dos documentos pontifícios é uma diferença. Para a Igreja na América Latina, muitas coisas não serão novas, já para as Igrejas de outras partes do mundo, será um documento de grande contribuição.
Esse documento vem reforçar todo o trabalho já realizado pela Igreja do Brasil.