Novos ares na Catequese

22 fevereiro, 2022

Com o início do ano civil, vemos aparecer em algumas de nossas paróquias as inscrições para a catequese, principalmente a infantil. É bonito ver o movimento corrente de evangelização que acontece em nossa Igreja, em especial, o cumprimento do compromisso feito pelas famílias de educar os filhos na Fé. A Arquidiocese de Vitória, a algum tempo, deu um grande passo para fortalecer a ação evangelizadora adotando como método catequético a Iniciação a Vida Cristã com Inspiração Catecumenal.

Há algum tempo a Igreja tem demonstrado preocupação com a forma de catequisar àqueles que, desejosos de se aproximar da mesa eucarística, procuravam suas comunidades para serem iluminados pela Palavra e, assim, compreenderem o Mistério Sacramental do Corpo e Sangue de Cristo. Um exemplo disso foi a Conferência de Puebla, México, onde foi dado os primeiros passos para sair de uma catequese escolar, migrando em direção a uma catequese permanente experimentada e vivida em comunidade.

A Igreja do Brasil não ficou parada diante da Exortação Apostólica papal, resultante de Puebla. O Documento de Aparecida 278 trouxe uma afirmação: O processo de formação dos discípulos missionários passa pela catequese. E para esta formação, era preciso entender como formar estes discípulos que não só experimentariam o amor de Deus, mas que anunciariam a Boa Nova de Cristo para os irmãos. E no sentido de transformar o presente, a igreja olhou para trás, buscando em sua história o que seria capaz de acabar com esterilidade espiritual do tempo presente e que resinificaria a vida sacramental em Cristo. Tomando como exemplo os primeiros cristãos, hoje a nossa Arquidiocese, assim como muitas outras no Brasil, adora o Método Catequético da Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal, ou seja, se guia no processo e etapas da Igreja Primitiva para instruir os irmãos na fé.

A IVC com Inspiração Catecumenal é uma catequese que entende como única a caminhada que passa pelos três Sacramentos da Iniciação Cristã, sendo eles: o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia. Há Algum tempo uma realidade tem incomodado os catequistas nas comunidades. As famílias, após se aproximar para pedir o batismo para os filhos, tendo recebido o sacramento, se afastavam da vida comunitária, retornando apenas em idade de catequese eucarística. O cenário se repetia com o afastamento do catequisando após a experiência da Primeira Eucaristia. Isso acontece/acontecia pelo entendimento de que a catequese seria unicamente para receber sacramentos, logo, ao recebe-los, nada mais os manteria ali. A IVC, entre outras contribuições, busca sanar este problema, implantando uma temática permanente, contínua, sem quebras e, sobretudo, entendendo a perspectiva comunitária e missionária proposta pelos primeiros cristãos.

A grosso modo, estamos caminhando para uma catequese Querigmática (anunciadora, acolhedora e celebrativa) e Mistagógica (litúrgica e formadora de verdadeiros discípulos de Cristo), onde os Sacramentos recebidos durante esta caminhada recobram o seu verdadeiro significado. Para que isso aconteça, é preciso a contribuição de todos: família, comunidade, lideranças e padres. Todos fazem parte da vida missionária das comunidades. Todos, enquanto batizados, são coparticipantes da evangelização da igreja de Cristo. Rezemos por aqueles que estão à frente desta catequese em nossa arquidiocese, para que sejam conduzidos pelo Espírito Santo e, por todos os catequistas que retomarão os encontros nos próximos dias, para que sejam animadores e formadores dos novos Discípulos Missionários de Jesus!

“O que narras, deves narrá-lo de tal modo que a pessoa com quem falas, ao ouvir o que dizes, creia e crendo, espere, e esperando, ame”. Santo Agostinho, De Catechizandis Rudibus, c. IV, 8, em: PL 40, 316).

Érica Mirandola Coêlho

Coordenadora da Pascom – Paróquia São Francisco de Assis, Vitória

Membro da Comissão Arquidiocesana para Animação Bíblico-Catequética

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 18 maio
quinta-feira 19 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por