O 9º Encontro Estadual do Terço dos Homens

28 maio, 2022

“SE NÓS FORMAMOS O CORPO DA IGREJA, O ESPÍRITO SANTO É A ALMA”

 

O 9º Encontro Estadual do Terço dos Homens ocorrido neste sábado (28), foi marcardo por uma programação com muita fé e devoção a Nossa Senhora. Segundo a coordenação do evento, mais de 3200 homens passaram pelo Parque da Prainha e Convento da Penha, em Vila Velha. Ao todo, mais de quatro mil pessoas, muitas com suas famílias. A programação começou de manhã cedo na igreja da Prainha com a missa de abertura, presidida por dom Gil Antônio Moreira, arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG) e bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens no Brasil.

 

A sequência da programação foi no Parque da Prainha, onde ocorreu o  cadastramento de grupos e chegada da imagem de Nossa Senhora da Penha. Logo após os homens subiram em procissão ao convento, onde lá no campinho, Dom Gil fez uma saudação aos devotos que por sua vez, rezaram o Santo Terço Solene. Em seguida, aconteceu o momento maior de expressão da fé católica: a Santa Missa, essa que foi presidida pelo bispo da diocese de Colatina Dom Lauro Sérgio Versiani e concelebrada por Dom Gil, que também proferiu a homilia. Ele lembrou da aproximação da Festa de Pentecostes e destacou: “O tempo da Ascensão, o tempo da Igreja e o tempo de Jesus Cristo é o tempo do Espírito Santo. O Espírito Santo é a alma da Igreja. Se nós formamos o corpo da Igreja o Espírito Santo é a alma. Por isso eu me alegro também por estar celebrando com vocês neste estado que recebeu o nome de Espírito Santo”, disse Dom Gil ao lembrar que o nome do estado dos capixabas é uma homenagem ao Divino Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, cuja grande festa é justamente Pentecostes.

 

Dom Gil ainda contextualizou em sua homilia o Terço dos Homens com a festa da Ascensão do Senhor e também Pentecostes. Ele explicou que o terço é uma contemplação da vida de Jesus com as passagens escolhidas da bíblia que falam diretamente de Cristo: “Já no último mistério glorioso lembramos da Igreja com a presença de Maria que aqui viveu com os apóstolos e foi coroada no céu”. Finalizou ao dizer que Maria aponta para nós o nosso destino e que um dia vamos receber a coroa imperecível anunciada por Paulo que Deus reservou para todos que o amam.

Compartilhe:

VÍDEOS

quarta-feira 7 dezembro
quinta-feira 8 dezembro
sexta-feira 9 dezembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook