“O Mistério da Igreja” na Lumen Gentium

3 abril, 2023

A Constituição Apostólica Lumen Gentium – Documento do Concílio Vaticano II – é dividida por oito capítulos. O primeiro trata sobre o “Mistério da Igreja” e este também será o tema refletido no primeiro encontro deste ano de 2023 do Formando Discípulos Missionários de Jesus. A orientação é que as reflexões deste primeiro encontro aconteçam de 02 a 08 de abril.

O capítulo “Mistério da Igreja” se divide nas seguintes seções: Objecto da Constituição: a Igreja como sacramento; A vontade salvífica do Pai; Missão e obra do Filho: fundação da Igreja; O Espírito santificador e vivificador da Igreja; O Reino de Deus; As figuras da Igreja; A Igreja, Corpo místico de Cristo e A Igreja, sociedade visível e espiritual.

Padre Ivo Amorim, Vigário Geral da Arquidiocese e o responsável por traduzir a Lumen Gentium em uma linguagem mais simples, para estudo das paróquias da Arquidiocese, orienta como deve ser a reflexão nesse primeiro encontro afirmando que o Concilio quis dizer que uma Igreja antes de ser uma organização e uma instituição na terra, ela tem uma fonte, uma raiz, que é o mistério da Santíssima Trindade.

“Portanto a Igreja nasce desse mistério que é anterior a tudo que a gente pode imaginar. Antes que o mundo existisse, a Igreja já estava no desejo de Deus Pai. Então a Igreja nasce da Santíssima Trindade e a beleza está aí, porque quando fala de Igreja a gente pensa logo na dimensão de organização, da sua presença invisível na história e o Concílio levou-nos para mais longe. Não, a Igreja antes de ser uma organização na terra ela é um mistério. Ela é um dado invisível, ela está centrada no mistério da Santíssima Trindade”.

Acesse aqui o livro completo “Formando Discípulos Missionários de Jesus – À luz da Lumen Gentium”

Ouça a explicação do Padre Ivo sobre o primeiro capítulo “O mistério da Igreja”:

Compartilhe:

VÍDEOS

segunda-feira 25 setembro
terça-feira 26 setembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook