O que cantar na Solenidade da Assunção

12 agosto, 2022

O site da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil divulgou sugestões de cantos para a solenidade da Assunção de Nossa Senhora preparadas pela Comissão para a Liturgia. Para ouvir os cantos clique no link no final da matéria.

O Setor Música Litúrgica da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou um subsídio com sugestões de músicas para a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Aqui no Brasil, a celebração ocorre no domingo subsequente ao dia 15 de agosto quando este não cai em um domingo, conforme autorização da Santa Sé. Portanto, será no dia 21 de agosto.

Novamente o Setor busca contribuir com as equipes de canto litúrgico na escolha de músicas que contemplem a proposta da Igreja para a celebração da solenidade.

“Nas celebrações próprias dedicadas a Maria o canto de Abertura faz memória de sua
participação no mistério da salvação, por isso exalta as glórias do Filho. Especificamente o Missal Romano, na Missa do Dia da Assunção, traz na Antífona de Abertura um trecho do episódio da mulher do Apocalipse que aparece vestida de sol. Interpretada como figura da Igreja, Maria é a antecipação daquilo que a própria Igreja deseja ser e viver: participar das coisas do alto
“, explica Euri Ferreira, que é membro do Grupo de Reflexão em Música Litúrgica ligado à Comissão.

Quanto ao canto de comunhão o material explica que o canto do Magnificat sempre será em primeiro plano, “valendo para todas as celebrações dedicadas a Maria”. Mas também há a sugestão do Salmo 34(33), “cuja letra relata os feitos do Senhor narrados por uma pessoa que se viu em perigo e foi salva, ou ao seu povo, que foi liberto das garras de quem o oprimia”. Euri Ferreira explica que o salmo em questão “traz forte ligação com  Magnificat, por isso já antecipa e anuncia as ações do Pai, por meio do Filho, que Maria já proclamara em seu canto”.

https://www.cnbb.org.br/sugestoes-de-musica-para-a-solenidade-da-assuncao-de-nossa-senhora/

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook