As comissões Pastorais Arquidiocesanas são uma forma de organização da ação pastoral da Arquidiocese de Vitória em sintonia com as orientações da organização pastoral da CNBB. As Comissões Pastorais Arquidiocesanas são órgãos estáveis das diferentes dimensões da ação evangelizadora na Igreja.
São as Comissões com o Departamento de Pastoral que devem cuidar para que as diversas pastorais, movimentos, associações e serviços estejam em comunhão com o Plano Pastoral da Arquidiocese como destaca o Coordenador de Pastoral, padre Renato Criste. “Alinhando sempre as respectivas atividades com as prioridades das áreas pastorais e paróquias”.
Neste processo, os coordenadores de áreas pastorais têm um papel atuante de articulação com o Departamento de Pastoral e implantação do Plano Pastoral nas paróquias das suas respectivas áreas pastorais. São elas: Vitória, Vila Velha, Serra-Fundão, Cariacica-Viana, Benevente, Serrana.
As Comissões Pastorais Arquidiocesanas são compostas por um (a) coordenador arquidiocesano e membros convidados representantes de cada segmento pastoral ou movimentos presentes e reconhecidos na Arquidiocese de Vitória, agrupados como segmentos afins.
Atualmente, são instituídas na Arquidiocese de Vitória seis comissões pastorais: Ação Missionária, Liturgia e Ministérios, Animação Bíblico-Catequética, Juventude, Laicato, Vida e Família. Além do Secretariado de Pastoral com outras atividades.
Segundo, padre Renato Criste, cada comissão pastoral possui um objetivo geral e também objetivos específicos para o desenvolvimento dos trabalhos pastorais. “No documento do plano pastoral da nossa Arquidiocese encontremos os projetos propostos para a ação pastoral. Cada Comissão possui composição, objetivo, projetos e sua forma de desenvolver cada ação. Como formação, articulação, eventos, espiritualidade e subsídios caso necessário”, destaca.
Os projetos que compõem o Plano Pastoral 2020-2023 foram elaborados baseados na avaliação do último Plano Pastoral 2015/2017 e do Plano Emergencial 2018. Visitas as áreas pastorais no decorrer do ano de 2019. E, estudo e reflexão das Diretrizes Gerais para Ação Evangelizadora 2019-2023 – Doc. 109 da CNBB.