O que são padres em Ad Experimentum?

8 outubro, 2020

A expressão em latim ad experimentum, que traduzida para o português significa “para experimentar”, é o termo jurídico usado a fim de designar quando um padre está em experiência numa diocese. Na Arquidiocese de Vitória esse tempo de experimentação dura entre três e cinco anos e anualmente o Arcebispo e o conselho presbiteral fazem uma avaliação do candidato à incardinação.

Segundo o Pe. Jorge Campos Ramos, Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória, “geralmente os padres que postulam ingressar na Arquidiocese são pessoas que já têm a sua origem por aqui e que desejam voltar para a sua terra natal e contribuir com a Igreja Particular”.

Hoje, na Arquidiocese de Vitória existem seis padres em Ad Experimentum, entre eles o padre Hadeleon Santana, que já está no terceiro ano de experiência, ele relata que escolheu esta a Igreja por querer servir no local em que recebeu os sacramentos da iniciação cristã e onde vive a família dele. Foi “o desejo de retornar para a minha Igreja mãe que me trouxe para viver aqui o meu ministério sacerdotal”, conta.

Outros pontos destacados pelo Pe Hadeleon foram o acolhimento que ele recebeu do clero local, bem como a fidelidade da arquidiocese no “olhar atento aos mais necessitados… aos irmãos sofredores”.

O padre que pretende ser incorporado ao clero local faz esse tempo de vivência para entender e se adaptar à vida da Arquidiocese, esse período de Ad Experimentum pode ser considerado como uma fase preparatória para o ingresso definitivo, antes da aprovação do Arcebispo e posterior assinatura do termo de compromisso vinculante.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 19 junho
segunda-feira 21 junho
quinta-feira 24 junho
sábado 26 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook