O Seminário e sua história (V)

19 agosto, 2021

Ordenação Diaconal de Antônio Rocha de Araújo (Pe. Toninho) por Dom Luis G. Fernandes, realizada na Igreja de N. Sra. Aparecida (Cobilândia - Vila Velha), no contexto das celebrações de 25 anos do Seminário (1976).

Em 1976, o Seminário Nossa Senhora da Penha celebrou os 25 anos de sua fundação. As comemorações se iniciaram na Catedral Metropolitana, em 08 de abril (Quinta-feira Santa), com o Rito de Admissão às Ordens Sacras dos Seminaristas Celso Nilo Lucki e Pedro Arantes. Posteriormente, realizaram-se as Ordenações Diaconais de Jair Côco, em Itacibá (Cariacica); e de Antônio Rocha de Araújo (Pe. Toninho), em Cobilândia (Vila Velha).

No mês de julho, também foram celebrados 25 anos de colaboração e presença das funcionárias: Aninha Barbosa; Florentina Klein; Alzira, Cecília, Margarida e Maria Ramos. Foram momentos de confraternização marcados pela participação do clero, em espírito de ação de graças pelo caminho percorrido até então, não obstante os desafios e percalços.

No final do mesmo ano (1976), o reitor, Pe. Geraldo Lyrio Rocha, solicitou afastamento do cargo para se dedicar aos estudos. Sua solicitação foi atendida, e em seu lugar assumiu o Mons. Rômulo Neves Balestrero, que também era Vigário Geral e Pároco em Campo Grande (Paróquia Bom Pastor). Como diretor de estudos, assumiu o Frei Carlos Alberto Libânio, OP (Frei Betto).

No mês de julho de 1977, Mons. Rômulo, sentindo o peso de tantas responsabilidades, pediu ao Conselho Presbiteral que nomeasse um vice-reitor e uma equipe para acompanhar o trabalho vocacional na Arquidiocese. Pe. Antônio Lute foi então nomeado, e a nova equipe foi integrada por Dom Luis Gonzaga Fernandes (Bispo Auxiliar), Mons. Acácio Valentim de Morais e Côn. Maurício de Mattos Pereira.

O Reitor, com o apoio da equipe, decidiu mudar mais uma vez o local da sede do Seminário. Da Colina de São Francisco (onde se encontrava desde 1969), a comunidade migrou, em 15/10/1977, para uma casa no bairro Santo Antônio (Rua Francisco Rufino, nº 89), que tinha funcionado anteriormente como residência dos irmãos da Comunidade Ecumênica de Taizé. O Seminário ali permaneceu até 1981.

CRUZ, Arnóbio Passos. Seminário Nossa Senhora da Penha: 50 anos de história (1951-2001). Vitória, 2001.

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook