O Seminário e sua história (VII)

2 setembro, 2021

Pe. Geraldo Lyrio Rocha, seminarista e depois reitor do Seminário em dois períodos, foi Ordenado Bispo em 31/05/1984.

O Seminário retornou para Santa Helena justamente no ano em que completou o 30º aniversário de fundação (1981). Para lembrar  a data, foi celebrada no dia 04 de abril uma Missa Solene, presidida pelo Arcebispo, seguida de um almoço de confraternização.

Na ocasião, encontravam-se presentes ex-seminaristas de tempos passados, dentre eles alguns padres (Adwalter Carnielli; Arnóbio Passos Cruz; Geraldo Lyrio) e também ex-formadores (Mons. Acácio Valentim de Morais; Mons. Aníbal Vieira; Côn. Rubens Duque).

O tempo foi passando e o Seminário foi crescendo: foram matriculados nos cursos de Filosofia e Teologia alunos provenientes da Diocese de São Mateus e de diversas congregações religiosas (Combonianos, Passionistas, Pavonianos). No ano de 1982, o Instituto chegou a ter 40 alunos.

Todo esse crescimento e desenvolvimento do Seminário também foi devido ao desempenho do Reitor, Pe. Geraldo Lyrio Rocha, que dedicou 16 anos de seu ministério presbiteral ao serviço e cuidado das vocações na Arquidiocese. Pe. Geraldo deixou a reitoria definitivamente em dezembro de 1983, com o propósito de doutorar-se em Filosofia, em Roma.

Tendo o Pe. Geraldo deixado a reitoria, assumiu novamente o Côn. Rubens Duque. Para o ano de 1984, o Conselho Presbiteral e a comissão de Formação estabeleceram a divisão das comunidades: a Filosofia permaneceria em Santa Helena – com o reitor, Côn. Duque – e a Teologia retornaria para a casa do bairro Santo Antônio – com o vice-reitor, Pe. Antônio Lute. Essa situação perdurou até março de 1992, quando as comunidades foram novamente reunidas em Santa Helena.

Tendo apenas chegado em Roma, em 21/03/1984 Pe. Geraldo foi nomeado Bispo Auxiliar de Vitória pelo Papa. O anúncio foi feito pelo Arcebispo Dom João Batista, no Colégio Pio Brasileiro. Estando em Roma, Dom João passou por uma piora em seu estado de saúde, e lá permaneceu internado até ter condições de retornar a Vitória.

Dom João Batista retornou no início de abril, e faleceu em 27/04/1984, sendo sepultado no cemitério da Irmandade da Boa Morte e Assunção. Com seu falecimento, assumiu imediatamente o Arcebispo Coadjutor, Dom Silvestre Luis Scandian, SVD (2º Arcebispo).

No dia 31 de maio de 1984, Pe. Geraldo Lyrio Rocha foi afinal ordenado Bispo, na Catedral Metropolitana de Vitória, por Dom Silvestre Scandian (sagrante principal), Dom Arnaldo Ribeiro e Dom Frei Florentino Zabalza (co-sagrantes). Os seminaristas e formadores participaram da cerimônia, e no dia seguinte (01/06), Dom Geraldo celebrou no Seminário sua primeira Missa como Bispo.

CRUZ, Arnóbio Passos. Seminário Nossa Senhora da Penha: 50 anos de história (1951-2001). Vitória, 2001.

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook