O Seminário e sua história (VIII)

9 setembro, 2021

Inauguração do Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (IFTAV) – 23/02/1985

O período compreendido entre 1968 e 1984 foi um dos mais ricos no que diz respeito ao desenvolvimento intelectual e cultural do Seminário. Embora tenham sido tempos muito difíceis, tais dificuldades não abateram os ânimos dos responsáveis pela formação.

No dia 23 de fevereiro de 1985, foi inaugurado o Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (IFTAV). O ato solene foi presidido pelo Sr. Núncio Apostólico, Dom Carlo Furno, que estava em Vitória desde o dia anterior, para a entrega do Pálio Arquiepiscopal a Dom Silvestre Scandian.

Antes da inauguração, houve a Santa Missa, presidida pelo Núncio e concelebrada por diversos Bispos e Presbíteros, na Capela do Colégio do Carmo (Centro de Vitória – ao lado do prédio do Instituto). Participaram da Missa os alunos, as irmãs Milicianas, e um bom número de fiéis.

Após a Missa, foi descerrada a fita de inauguração, e proferida no salão nobre a aula inaugural pelo professor Dom Antônio Figueiredo (então Bispo de Teófilo Otoni – MG), com o tema: “A Patrística na Filosofia e na Teologia”.

O ato solene se concluiu com a palavra do Sr. Núncio, que manifestou sua alegria pela inauguração, ao mesmo tempo convidando a todos a se empenhar em prol das vocações. O primeiro Diretor do Instituto foi o Côn. Rubens Duque – na ocasião Reitor do Seminário -, que depois passou a contar com a ajuda de um professor leigo (coordenador de estudos).

Desde então, os alunos do Seminário Nossa Senhora da Penha, das Dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus – além de religiosos -, passaram a frequentar as aulas no Instituto.

CRUZ, Arnóbio Passos. Seminário Nossa Senhora da Penha: 50 anos de história (1951-2001). Vitória, 2001.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 22 setembro
quinta-feira 23 setembro
sábado 25 setembro
domingo 26 setembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por