O Seminário e sua história (XI): A Casa Bom Pastor

7 outubro, 2021

Dom Silvestre Scandian e Dom João Braz de Aviz (Bispo Auxiliar) durante a Missa celebrada com a comunidade do Propedêutico, em Ponta Formosa (fevereiro de 1997).

Em conformidade com as diretrizes da Santa Sé e da Conferência dos Bispos para a Formação Presbiteral, em fevereiro de 1995 foi inaugurada na Arquidiocese de Vitória a Casa Bom Pastor (Propedêutico), para acolher, pelo espaço de um ano, os candidatos ao Seminário Maior. Até então, os vocacionados eram enviados de centros vocacionais existentes nas paróquias – ou após a conclusão dos estudos elementares – direto para a etapa da Filosofia, no Seminário.

A primeira sede do Propedêutico estava situada à rua Francisco Rufino (Bairro Santo Antônio – Vitória), que, por ocasião da abertura, acolheu doze jovens (dos quais, hoje, quatro sacerdotes: Pe. Carlos Magno; Pe. Hiller Sezini; Pe. Kremerson Giestas e Pe. Roberto Natal), sob a direção do Pe. Paulo Régis Silvestre e colaboração do Pe. Antônio Lutte. A rotina comunitária era permeada de momentos de lazer e oração, bem como de aulas de Espanhol; História; Português; Latim; Catecismo da Igreja Católica e Introdução à Bíblia.

A Casa mudou várias vezes de endereço: Bairro Santo Antônio; Ponta Formosa; Santa Helena (Seminário); Praia da Baleia (Jacaraípe – Serra); situando-se, atualmente, no centro de Vitória, próximo à Igreja do Carmo. Desde a fundação, vários foram os padres que contribuíram com a formação, assumindo a direção e a assistência espiritual da comunidade.

Neste ano de 2021, residem no Propedêutico 11 jovens em discernimento vocacional, sob a direção dos Padres Diego Azevedo (Diretor) e Evandro Sagrilo (Vice-diretor). Também se fazem presentes as colaboradoras Maria Lúcia Ramos e Sandra Alexandrino, que auxiliam na cozinha e lavanderia da casa.

Ao longo de mais de 25 anos de existência, o Propedêutico permanece na memória de muitos presbíteros, como etapa privilegiada e fundamental de transição e amadurecimento, em vista da adaptação à rotina comunitária, pastoral e acadêmica do Seminário.

Formadores e Vocacionados da Casa Bom Pastor - 2021
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

segunda-feira 25 outubro
quarta-feira 27 outubro
quinta-feira 28 outubro
sexta-feira 29 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por