Oceanos Livres de Plástico

3 janeiro, 2023

 

O projeto Oceanos Livres de Plástico que acontece na Paróquia Bom Pastor desde 2020 recolheu aproximadamente dez toneladas de material reciclado em 2022. Nascido no evento Jesus na Praça, conta com um suporte de coleta que fica ao lado da Ermida.

De acordo com o coordenador Alex Evaristo da Silva, que é formado em Oceanografia e possui doutorado em Oceanografia Ambiental, o material é recolhido e comprado pela empresa Plastic Banc e o dinheiro é depositado diretamente na conta da Mitra Arquidiocesana.

“Junto com os Vicentinos nós compramos todos os meses cestas básicas ou kits de higiene que são distribuídos por eles. Agradeço a todas as pessoas que separam seus plásticos com muito carinho e levam até o nosso suporte. Este gesto impede que o plástico chegue aos mares e oceanos e transforma o plástico em ação social ajudando os mais pobres e necessitados”, diz Alex.

O coordenador do projeto orienta que as pessoas levem apenas plásticos limpo ou sem resíduo orgânico. Todo tipo de plástico é aceito como garrafas de refrigerantes (PET), garrafas de material de limpeza, sacolas, embalagens, potes diversos (manteiga, cosméticos, entre outros).

“Depositem os plásticos em sacolas bem amarradas porque muitas vezes eles se espalham pelo suporte e os voluntários gastam tempo e esforço físico para catar. Estamos precisando de novos voluntários que possam doar ao menos uma hora por semana para ajudar na separação dos materiais. A separação é muito importante, pois os plásticos possuem valores diferentes”, explica o coordenador.

Nos dois anos de projeto, mais de R$ 20 mil foram arrecadados e aplicados em ações sociais. Se não houvesse separação do material o valor seria bem menor, em torno de R$ 5 mil. “A separação dos plásticos é a alma do projeto. Atualmente separamos todas as segundas entre 14h30 e 17h”, afirma Alex.

As perspectivas do projeto para este ano são as melhores e o objetivo é que ele impacte mais pessoas. “Também desejamos iniciar um projeto de conscientização dentro da paróquia com recipientes próprios para descartar plásticos, com uma campanha para diminuição de copos plásticos, entre outras campanhas. Também temos o desejo de em algum momento iniciar a Pastoral Ecológica, um sonho já nascido no coração de Deus e no nosso”, finaliza.

Fonte: Paróquia Bom Pastor Praia – Vila Velha- ES

 

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 19 maio
segunda-feira 20 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook