Oração pela paz em Camarões

14 agosto, 2023

O Papa Francisco, após a oração do Angelus no domingo 13 de agosto de 2023, pediu orações pela paz em Camarões. O Papa lembrou que hoje, 14 de agosto, haverá uma peregrinação em Bafoussam para pedir paz para o país. O Papa disse: “unamo-nos em oração aos nossos irmãos de Camarões para que, por intercessão da Virgem, Deus sustente a esperança do povo que sofre há anos e abra caminhos de diálogo para alcançar concórdia e paz”.
Desde 2017 a República de Camarões é assolada por uma guerra civil, até agora confinada às regiões ocidentais, e que teve início devido a disputas socioculturais. O medo é de uma possível escalada.

Também conhecido como “crise anglófona”, o conflito teve origem na insurreição realizada por separatistas de língua inglesa contra as forças armadas regulares. Em resposta, o governo enviou o exército às regiões de língua inglesa conhecidas como “Southern Cameroons” para reprimir a dissidência.

Nos primeiros seis meses de 2023, a violência e a repressão aumentaram com o assassinato de jornalistas e a prisão de importantes empresários locais. No fundo, as lacerações políticas estão ligadas à sucessão do presidente Paul Biya, 90 anos, no cargo desde 1982.

Fonte: vaticannews.va
Compartilhe:

VÍDEOS

quinta-feira 18 abril
terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook