Ordenação Diaconal Lucas e Jonatan

7 novembro, 2022

No próximo dia 29 de dezembro, quinta-feira, às 18h, a Arquidiocese de Vitória vai ordenar dois novos diáconos transitórios para a Igreja: Lucas Folador Muniz Pina e Jonatan Rocha do Nascimento. A Santa Missa com o rito de Ordenação Diaconal será realizada na Catedral Metropolitana de Vitória, pela imposição das mãos do Arcebispo Metropolitano Dom Dario Campos, OFM, após oito anos de processo formativo no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Penha.

O Seminarista Jonatan afirma que ter a notícia da ordenação diaconal é uma felicidade indescritível, pois durante todo o período de formação participou de várias ordenações e ficava na expectativa de quando chegaria sua vez. Ele explica que agora o sentimento é de que, de fato, está recebendo uma graça grandiosa, que não merece e confia em Deus que é quem age e faz por meio de frágeis instrumentos.

“O Seminário nos acompanha, instrui e forma desde o Propedêutico até quarto ano de Teologia. A formação nos ajuda a equilibrar a nossa vida nas diversas dimensões (espiritual, intelectual, pastoral-missionária, comunitária e humano-afetiva), a fim de que possamos oferecer a Deus e ao mundo a nossa vida e a Boa Notícia do Evangelho. O caminho não é fácil, porque exige renúncias, escolhas definitivas e perseverança, contudo, é suavizado pela companhia dos irmãos de caminhada e, em especial, do Povo de Deus, que nos surpreende com seu carinho e cuidado”.

Jonatan também destaca que não poderia receber um melhor presente de Natal do que este de ser ordenado diácono no Tempo do Natal: “No tempo em que o Menino Deus, o Deus conosco, vem até nós para se oferecer à humanidade, teremos, Lucas e eu, a oportunidade de oferecer o nosso nada a ele, sendo constituídos ministros da Igreja pelo Sacramento da Ordem”.

Para Lucas a expectativa também é muito grande para a chegada do dia da ordenação diaconal e ele ressalta que está muito feliz desde a última quinta-feira quando recebeu a notícia da Igreja: “o meu coração está muito feliz, muito ansioso também para chegada deste grande dia depois de 8 anos de formação no Seminário é um dia sempre esperado por nós. E é alegria da confiança de Deus e da Igreja. De Deus que me chamou apesar de mim, tanto que eu prego esse lema diaconal ‘Trazemos esse tesouro em vaso de barro’. Escolhi esse lema diante deste barco frágil que sou e da grandiosidade de Deus que me escolheu por graça”.

O diaconato é o primeiro grau da Ordem e a vocação diaconal é um dom da igreja marcado pela ajuda e serviço ao povo de Deus. Os seminaristas Jonatan e Lucas receberão o sacramento e se tornarão diáconos transitórios enquanto visam o presbiterado, segundo grau da ordem. A partir do diaconato os candidatos começam a exercer o mesmo ministério de servir que tem os sacerdotes.

“Então é uma gratidão ao Senhor e a Igreja que confirmou a minha vocação pelo ministério que foi concedido. Respondo esse chamado com alegria de poder doar 100% da minha vida a causa de Cristo e do evangelho. Pela imposição das mãos de Dom Dario, vou receber o sacramento da Ordem, que vai me colocar ainda mais a serviço de nossos irmãos e de Nosso Senhor Jesus Cristo. Estou muito feliz, muito grato e sempre contando com as orações de todos para que eu possa ser santo”, conclui Lucas Folador.

Informações sobre os futuros diáconos:

Lucas Folador Muniz Pina

Paróquia de origem: São José, Maruípe, Vitória – ES

Paróquia de pastoral: Nossa Senhora das Graças, Jucutuquara, Vitória – ES

 

Jonatan Rocha do Nascimento

Paróquia de origem: São João Batista, Cariacica Sede, Cariacica – ES

Paróquia de pastoral: São Pedro, Muquiçaba, Guarapari – ES

Compartilhe:

VÍDEOS

terça-feira 29 novembro
quarta-feira 30 novembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook