O Carmelo de Nazaré, em Cariacica – ES, acolheu na manhã de hoje (07) a celebração da ordenação diaconal do Frei Luiz Eduardo, conhecido na vida religiosa como Frei Luiz Maria de Santa Teresa de Jesus, Carmelita Descalço. A celebração eucarística foi presidida por Dom Ângelo Mezzari, arcebispo da Arquidiocese de Vitória, sendo esta a primeira ordenação diaconal realizada por ele desde que assumiu como Arcebispo, e também a primeira na Arquidiocese sob seu pastoreio. Durante a cerimonia ele destacou a grandeza do chamado vocacional e a beleza do serviço eclesial.

“Esse irmão foi escolhido, preparado… Louvemos a Deus e agradeçamos a Deus por essa vocação. Por esse Religioso Carmelita. Ele que receberá a ordem do diaconato”, relembrou Dom Ângelo.
Em consonância com a liturgia do dia, que evidenciava o chamado à vida consagrada, o arcebispo conduziu a assembleia à contemplação do mistério da vocação. “Na Liturgia de hoje observamos o chamado à vida consagrada. Podemos perguntar: que mistério é esse, que graça é essa? Para entender, é preciso entrar no coração de Deus, porque é um mistério de Deus e de toda uma vida humana.”
A vocação, segundo Dom Ângelo, é um convite ao serviço e ao amor. Ele recordou que o ministério diaconal é antes de tudo um gesto de entrega e fidelidade.
A ordenação do Frei Luiz Maria representa não apenas a realização de um chamado pessoal, mas também um testemunho da ação de Deus na vida da Igreja. Como Carmelita descalço, ele agora assume um novo passo em sua consagração, comprometendo-se a servir com humildade, oração e amor a Igreja. “Para mim foi uma alegria muito grande poder ser ordenado na minha Arquiodiocese, porque sou filho dessa terra, da Paroquia São Francisco de Assis de Laranjeiras, vejo a manifestação do Espírito Santo em minha vida e nessa Igreja particular de Vitória. É um momento de ação de graças e de louvar a Deus”, comentou o Diácono Luiz.
A cerimônia foi marcada por grande emoção, presença de familiares, religiosos Carmelitas, Irmãs Carmelitas e amigos da comunidade, que celebraram com alegria a consagração deste novo diácono para a Igreja. A caminhada continua, e Frei Luiz Maria segue como sinal visível da graça de Deus que chama, prepara e envia.






por 