Ordenação do Primeiro Padre da Prelazia de Lábrea

29 janeiro, 2024

No próximo dia 03 de fevereiro de 2024, a cidade de Canutama, localizada no coração da Amazônia, celebrará um evento histórico para a Prelazia de Lábrea. Thiago Mendes Alves, natural de Manaus, será ordenado como o primeiro padre da Prelazia, marcando um capítulo significativo na jornada eclesial da região.

Thiago Mendes Alves iniciou sua trajetória na Paróquia São João Batista, em Canutama. Sua dedicação à comunidade, especialmente na Comunidade São Pedro, foi evidente ao longo dos anos. Thiago foi incentivado pelos seus avós, que o inseriram cedo nos trabalhos voluntários da Igreja.

“Lembro que aos nove anos de idade recebi o convite para participar de um encontro vocacional. Aceitei o convite, fui participar, gostei muito e a partir daí comecei a participar da Pastoral Vocacional. Foi por meio da Pastoral Vocacional que eu fui fazendo encontros, formações, estágio e fui discernindo a minha vocação”, comenta o Diácono Thiago.

No entanto, houve momentos de dúvida e reflexão em seu discernimento vocacional, especialmente após a mudança do Padre Éder Carvalho Assunção, para a África. Dias depois, recebeu o convite para ir conhecer o Seminário Propedêutico, que tinha como reitor o padre da Diocese de Ponta Grossa, José Lauro Gonçalves. Em 2015, foi fazer uma experiência no Propedêutico consolidando sua decisão de seguir a vida religiosa. Sua formação continuou no Seminário Interdiocesano de Porto Velho, onde se dedicou ao estudo de Filosofia e Teologia. Superando todos os desafios de uma vocação, Thiago foi ordenado diácono transitório em 25 de fevereiro de 2023, consolidando seu compromisso com a fé e a comunidade.

Neste ano, a Prelazia de Lábrea, celebrará o jubileu de 100 anos e a Ordenação Presbiteral do Diácono Thiago dará início as comemorações. “Me alegro muito de ser esse primeiro padre, o primogênito da Prelazia de Lábrea, isso mostra que a Evangelização aqui, na Prelazia, está acontecendo a palavra de Deus aos poucos está dando frutos. Eu acredito que a minha ordenação servira de gaz, energia para os padres que trabalham aqui, para a comunidade e para outros jovens, que possivelmente no futuro possam se dedicar ao anuncio da palavra de Deus. Para mim é um momento de muita alergia. Acredito que minha ordenação é o inicio da celebração do jubileu, e também vem para coroar com esse jubileu”, ressalta o Diácono.

A ordenação do primeiro padre da Prelazia de Lábrea é um marco significativo não apenas para Thiago Mendes Alves, mas também para a comunidade de Canutama e para a Igreja como um todo. A cerimônia, que acontecerá na cidade no próximo dia 03 de fevereiro, será um momento de celebração e renovação da fé para todos os fiéis envolvidos.

“Nossa Igreja é vocacionada e somos chamados a partir da nossa vocação, servir a essa Igreja. Eu acredito que a minha ordenação veio justamente despertar isso no coração de todos aqui na região. Precisamos entender que todos nós colaboramos um na formação dos outros”, completa Thiago

A  Arquidiocese de Vitória, parabeniza Thiago Mendes Alves por sua dedicação, vocação e serviço à comunidade, desejando-lhe uma jornada frutífera e abençoada como sacerdote. Que sua ordenação seja um farol de inspiração para futuras gerações que buscam trilhar o caminho da fé e do serviço à Igreja.

Compartilhe:

VÍDEOS

quarta-feira 19 junho
quinta-feira 20 junho
sexta-feira 21 junho
segunda-feira 24 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook