Ordenação Episcopal

16 fevereiro, 2022

Neste sábado (19), às 16h, será realizada a Ordenação Episcopal do Monsenhor Andherson Franklin Lustoza de Souza, nomeado pelo Papa Francisco em 22 de dezembro de 2021, como novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória. A cerimônia acontecerá na Catedral São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim, que pertence ao território da Diocese onde ele nasceu, foi ordenado padre e seguia em missão. Por causa da pandemia a Santa Missa será restrita e somente pessoas que já foram inscritas previamente poderão participar.

Segundo padre Evaldo Ferreira – da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim – foi feito um planejamento e uma projeção de quantas pessoas cabem dentro da Catedral com conforto e respeitando o distanciamento social e chegaram a um número próximo de 600. Com esse resultado os convites individuais foram distribuídos a vários grupos.

A Arquidiocese de Vitória recebeu 150 convites, já compartilhados entre o clero, religiosos (as), seminaristas e demais leigos (as). Além disso também participarão da ordenação familiares; amigos do Monsenhor Andherson; autoridades civis e militares; pessoas das Dioceses de Cachoeiro, Colatina e São Mateus; alguns padres de fora; religiosas e diáconos. Cada uma das 43 paróquias da Diocese de Cachoeiro, por exemplo, levará um padre e mais dois leigos. De acordo padre Evaldo o “objetivo foi contemplar toda a Igreja, mas com grande participação dos leigos”.

Os bispos ordenantes serão Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano de Vitória do Espírito Santo; Dom Luiz Fernando Lisboa, Bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo Emérito de Vitória do Espírito Santo. Os que não puderem participar presencialmente, poderão acompanhar a transmissão pelo YouTube da Arquidiocese de Vitória ou pela Rádio América, 91,1 FM.  

Acolhida na Arquidiocese de Vitória

Depois de ordenado, Dom Andherson Franklin será apresentado como bispo auxiliar na Arquidiocese de Vitória no dia 04 de março de 2022 (sexta-feira), às 18h, na Catedral Metropolitana de Vitória. Todos são convidados a participar da Celebração Eucarística que será presidida pelo Arcebispo Dom Dario Campos. A princípio não há restrições à participação, mas a orientação é que se evite aglomeração seguindo as orientações sanitárias para o combate à COVID-19.

História

Monsenhor Andherson nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, no estado do Espírito Santo, no dia 3 de novembro de 1969. Atualmente com 52 anos pertence ao clero da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, sendo Vigário da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, e professor do Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia em Vitória.

O religioso ingressou no Seminário Bom Pastor, da mesma diocese no sul do Estado, para cursar o Propedêutico e a Filosofia, em Fevereiro de 1992. Concluiu o curso de Filosofia em 1995, sendo o mesmo reconhecido pela Pontifícia Universidade Católica, de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Ingressou no Seminário São João Maria Vianney, localizado em Vitória, a fim de cursar a Teologia, no Instituto de Filosofia e Teologia da arquidiocese de Vitória, Espírito Santo, concluindo o mesmo em 1999. Sua ordenação presbiteral foi celebrada no Ginásio da Faculdade Camiliana, em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 25 de março de 2000.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

segunda-feira 26 setembro
quinta-feira 29 setembro
sexta-feira 30 setembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook