Ordenação Presbiteral do Padre Paulo Mercedes

16 agosto, 2022

Na manhã deste último sábado, 13 de agosto de 2022, em comunhão com nosso Arcebispo, nosso Bispo Auxiliar e o presbitério de Vitória, reunimos-nos na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Brejetuba-ES) para a Ordenação de mais um Presbítero para o serviço de Deus e da Igreja:
Pe. Paulo Mercedes de Amorim
A Igreja Matriz da cidade de Brejetuba, limítrofe da Arquidiocese e divisa com o Estado de Minas Gerais, ficou pequena para a massiva participação do povo de Deus, advindo das mais de 20 comunidades daquela Paróquia. O Seminário colaborou na organização, no serviço e no canto da Solene Liturgia. Também se fizeram presentes muitos presbíteros, diáconos, religiosos e leigos de várias paróquias e movimentos, principalmente das comunidades em que o Padre Paulo trabalhou pastoralmente durante o seu período de formação.
Natural da cidade de Mutum em Minas Gerais, na fronteira com o Espírito Santo, o Diácono Paulo nasceu em 13 de novembro de 1985, de uma família com 8 irmãos. Desde criança recebeu da família os valores da fé católica. Ingressou em 2013 no Seminário Nossa Senhora da penha, sob a Reitoria dos Padres Adenilson Schimid e Márcio Ferreira. Graduou-se em Filosofia pela UNISALES e cursou Teologia no Instituto Interdiocesano. Foi ordenado diácono junto a seu irmão de turma, Éder Hofmann, no dia 06 de dezembro de 2021.
O neo-presbítero escolheu como lema de sua missão o trecho do Evangelho de São Lucas, proclamado na cerimônia: “Em atenção a sua Palavra, eu lançarei as redes” (cf. Lc 5, 1-8). Na Homilia, Dom Dario recordou que este convite dirigido aos pescadores é voltado a toda a Igreja, a fim de que sejamos capazes de pescar homens e mulheres para o Reino. Advertiu que a acolhida da Palavra de Deus nas comunidades e o testemunho da caridade evangélica, principalmente com os mais necessitados, é a resposta a este chamado de Jesus.
Falando para o Padre Paulo, Dom Dario pediu que seu ministério presbiteral seja marcado pela “coragem de abandonar as redes velhas e abraçar aquela que o Mestre lhe oferece neste momento: as redes novas, as redes da Palavra, da acolhida, do serviço, da profecia, da misericórdia, principalmente dirigida aos pobres e excluídos”. Continuou o epíscopo: “Assim sendo, seja fiel ao chamado do Senhor: acolha e se deixe formar sempre por sua Palavra. Sempre esteja disponível para a Missão que Ele lhe confiou […]. Seja feliz e faça o povo de Deus feliz!”.
Ao final, emocionado, Padre Paulo dirigiu seus agradecimentos. Agradeceu a seu pai, o Sr. Geraldo Custódio, seus irmãos, sobrinhos, padrinhos e recordou a afetuosa memória de sua mãe, D. Maria Mercedes de Amorim, falecida em 2010. “Nunca me esqueço e sempre conto para meus amigos que foi ela que me ensinou a devoção mariana, que me ensinou a rezar a oração da Salve-Rainha quando eu ainda era pequeno. Por isso eu gostaria de rezar neste momento a Virgem de Aparecida, pedindo sua maternal intercessão pela alma de minha mãe. E eu peço a todos vocês, irmãos, nas orações, que lembre-se dela e peçam a Deus que a dê a graça da salvação e a convivência com os santos”, pontuou o neo-presbítero.
Rezando a Consagração a Nossa Senhora Aparecida, composta pelo Venerável Padre Vitor Coelho de Almeida, Padre Paulo dedicou a Maria o início de seu ministério. Ao final, todos entoaram a tradicional canto “Dai-nos a bênção, ó Mãe querida!”. Em cada Ordenação realizada, o Seminário se alegra em oferecer novos frutos para a Igreja. Agradecemos a todos quantos colaboram espiritual e materialmente com o preparo e a formação dos futuros padres.
Confira aqui o vídeo de transmissão da cerimônia: https://www.youtube.com/watch?v=EkV_zFlR0N4
Demos graças a Deus!

Anexos

Compartilhe:

VÍDEOS

sábado 4 fevereiro
domingo 5 fevereiro
Nenhum evento encontrado!

Facebook