Orientações de dom Dario Campos para a Festa de Corpus Christi

25 maio, 2020

Sem tapetes e sem cores, a Festa de Corpus Christi terá novo formato para este ano. A data em que os católicos, publicamente expressam sua fé na Santíssima Eucaristia, contudo não perderá a dimensão pública, comunitária e de unidade. Dom Dario Campos, Arcebispo de Vitória enviou aos párocos algumas sugestões e recomendações para esta data, sempre com o pedido de cada paróquia observe a realidade na sua região e fique atenta às orientações da Secretaria da Saúde.

1. Os paroquianos devem ser orientados a acompanhar a procissão de suas casas e incentivados a ornamentar as fachadas de suas casas com flores, toalhas, velas…

2. Missas e procissões nas paróquias na parte da tarde para que os padres possam participar da Missa dos Santos óleos pela manhã.

3. Não confeccionar tapetes para evitar a aglomeração de pessoas.

4. Organizar a procissão sem povo, apenas com veículos, do seguinte modo:

• Um carro para transportar o sacerdote com o Santíssimo;

• Um carro equipado de som amplificado para ajudar nos cantos, meditações e orações;

• Um carro disponível para recolher alimentos não perecíveis e/produtos de limpeza e higiene para serem doados àquelas famílias cadastradas no território paroquial ou paróquia vizinha. Preferencialmente, envolver os jovens nessa ação.

As orientações foram bem acolhidas pelos párocos que já estão organizando a Festa. Alguns expressaram sua acolhida às orientações e falaram sobre as iniciativas que estão tomando para a ocasião.

Padre Diego Carvalho, pároco na paróquia Nossa Senhora da Conceição em Guarapari ficou animado com as sugestões: sobre a proposta “Acolhemos com esperança as orientações de Dom Dario, para celebrarmos a Solenidade de Corpus Christi”.

 

O evento: “será uma oportunidade de manifestarmos publicamente nossa Fé na Eucaristia, como também nossa proximidade e caridade para com os mais necessitados do alimento corporal, uma vez que faremos a arrecadação de alimentos”.

Padre Claudio Alves Moreira, pároco na Santíssima Trindade em Vila Capixaba valorizou o zelo pela fé e o cuidado e segurança dos fiéis.

Respeito e fé: As orientações de nosso Arcebispo, Dom Frei Dario Campos, ofm, acerca da realização da Solenidade de Corpus Christi, demonstram o cuidado de nosso pastor no tocante à segurança dos fiéis em tempo de pandemia. Ao mesmo tempo, revelam o seu zelo pela manifestação pública de fé na Eucaristia. Manifestação esta que, neste ano de 2020, deverá ser realizada de modo mais sóbrio. Será também ocasião para fidelidade ao compromisso cristão com a caridade: uma das marcas de seu episcopado.

Programação: Na Paróquia Santíssima Trindade (Vila Capixaba, Cariacica-ES), a Missa Solene acontecerá às 14h. Em seguida, o Santíssimo Sacramento percorrerá as principais ruas e avenidas de nossa região paroquial, fazendo uma breve parada em frente a cada uma de nossas sete comunidades; oportunidade também para a Bênção do Santíssimo. Ao término das visitas às Comunidades, de volta à Matriz, será oferecida a Bênção Solene.

Recomendações: Orientamos aos fiéis que acompanhem das janelas e portões de suas residências. E unam-se, enquanto paróquia, em oração e adoração ao Santíssimo Sacramento. Um grupo de voluntários fará o recolhimento das doações, evitando que haja aglomeração durante o percurso.

Cheios de entusiasmo e ansiosos por esse dia, esperamos que seja um belíssimo ato de louvor ao Sacratíssimo Corpo do Senhor. Uma feliz Solenidade a todos.

Padre Robinson Castro, pároco em São José de Maruípe em Vitória valorizou a unidade paroquiial e arquidiocesana que nasce da iniciativa. Sobre a proposta: “Estamos atentos e unidos a nossa Igreja Arquidiocesana de Vitória e, através dos decretos, circulares e pronunciamento de nosso Arcebispo Dom Dario, do Departamento de Pastoral e a Administração da arquidiocese comungamos uma só caminhada pastoral de uma Igreja discípula e missionária de Cristo. Portanto, nos alegramos com as orientações de Dom Dario para a Celebração de Corpus Cristi. Este é um momento muito importante da vida da Igreja, porque, unidos no corpo e sangue de Cristo, nós somos unimos uns aos outros. Nós somos um só corpo, e este corpo é Cristo. A Eucaristia é verdadeiramente uma celebração de ação de graças, ação de graças para nossa transformação no amor e ação de graças para a nossa unidade. Desta vez, não poderemos nos agrupar para confeccionar os famosos tapetes para acolher a procissão de Corpus Christi, mas os confeccionaremos em nossos corações e em nossas casas, pequenas igrejas domésticas”.

O evento: “Nossa paróquia está organizando esta grande festa do Corpo e Sangue do Senhor através de nossa equipe de Liturgia e da PASCOM. Iremos celebrar a Eucaristia às 14hs na Igreja Matriz com transmissão ao vivo pelos canais sociais de nossa paróquia pelo YouTube e Facebook. Após a celebração faremos a procissão com o Santíssimo por várias ruas de nossa paróquia indo em direção as nossas 13 comunidades. Iremos usar um carro aberto com o Santíssimo, outro carro de som com uma pequena equipe de música e outro carro com um número pequeno de jovens para ajudar na logística das ofertas de alimentos que os paroquianos provavelmente farão. Previamente, iremos informar aos paroquianos as ruas que passaremos com o Santíssimo e, também, os informaremos da campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e cestas básicas que serão posteriormente distribuídas às famílias necessitadas. Calculamos um período de 3 horas para concluirmos todo o percurso retornando para a igreja Matriz com a bênção do Santíssimo transmitida ao vivo para todos paroquianos”.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 27 outubro
quinta-feira 28 outubro
sexta-feira 29 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por