Outubro, mês dedicado às missões

18 outubro, 2021

A Igreja celebra em outubro o mês dedicado às Missões

A Campanha Missionária 2021 traz como tema: “Jesus Cristo é missão” e o lema: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). É um convite a dar continuidade ao tema de 2020, na identidade missionária da Igreja onde a vida é verdadeira experiência de missão. Tem como objetivo despertar uma maior consciência da missão ad gentes e retornar, reacender, ressignificar com novo ardor a transformação missionária da vida pastoral da Igreja, com olhar atento, na compaixão e esperança, acompanhado com gestos de ternura e compaixão.

A Igreja deve sentir-se motivada pela mensagem do Papa Francisco, para o Dia Mundial das Missões. A Campanha Missionária destaca o testemunho de missionários e missionárias na compaixão e da esperança. A missão acompanhada da compaixão é urgente e necessária, também recomendável para o cuidado da “casa comum”, da dignidade humana, junto com todas as iniciativas missionárias e olhando para a realidade atual, enfrentada neste tempo de pandemia, com a capacidade de mascarar, justificar a indiferença e apatia com o aspecto social das crises crescentes no Brasil. E tendo presente a missão de compaixão entre os profissionais de saúde, às famílias enlutadas, migrantes indígenas, educadores com solidariedade universal além-fronteiras.

A motivação para este mês é ser presença de Igreja neste contexto de pandemia da covid-19, que se prolonga, e evidenciou ampliando o sofrimento, solidão, pobreza e injustiças, junto aos que tanto já sofrem: os pobres e excluídos da sociedade. Com esta ação missionária, queremos valorizar os quatro pilares que orientam as iniciativas missionárias: o encontro celebrativo, o testemunho, o diálogo e a caridade, sendo Igreja em “saída” no encontro. Olhando para a família, a saúde, educação, trabalho, com gestos de compaixão, para além das fronteiras. A Igreja é convidada a reavivar os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo, o missionário do Pai.

A Novena Missionária iluminada pela leitura orante da Palavra de Deus, segue os quatro passos importantes: leitura, meditação, oração e contemplação com a Lectio Divina, que significa uma “lição divina”, rezar com a Palavra de Deus. Assim desenvolve-se uma espiritualidade bíblica, catequética, litúrgica, e acima de tudo, missionária. A Novena Missionária aponta para quatro degraus de profunda importância com a Palavra de Deus.

1º degrau – Leitura – O que o texto nos diz? Deve-se ler lentamente o texto, duas vezes. Ainda não é hora para tirar mensagem para a vida, primeiro, compreenda o texto. Quem são as personagens do texto; qual é o rosto de Deus. Um subsídio pode ajudar entender o texto. 2º Degrau – Meditação – O que Deus quer nos dizer com esse texto? Deve-se destacar os versículos ou palavras mais fortes, sem querer interpretar. Atualizar o texto, comparando a situação da época com a situação atual. O que tem a ver com a sua, nossa vida. 3º Degrau – Oração – O que esse texto me faz dizer a Deus? O que foi lido, meditado, agora é transformado em conserva com Deus. A oração é o lugar de falar com Deus, no louvor, no agradecimento, na súplica; “um trato de amizade com aquele que nos ama” (Santa Teresa), também, o silêncio ajuda. 4º Degrau – Contemplação – Contemplar é ver a vida com os olhos da fé. Esse passo está ligado ao anterior; às vezes, não percebemos quando termina um e começa o outro. Qual a conversão da mente, do coração, vida que o Senhor pede para mim? É necessário enxergar a vida com os olhos de Deus. Ver Jesus Cristo, o missionário de Deus e não deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos. Na comunidade de esperança, fé e caridade, resultado do discípulo (a), missionário (a), de Jesus Cristo, sendo fermento na ação evangelizadora com valores espirituais.

A Novena Missionária deste ano aprofunda nove preciosos temas, com o desejo de tocar em realidades, bem concretas e atuais para os nossos tempos de enfrentamento da crise com a pandemia do Covid-19. A Palavra de Deus ilumina a missão. Ela apresenta para os missionários e missionárias, um grande desafio, falar o que vimos e ouvimos.

No primeiro dia, introduz toda a temática da: Campanha Missionária 2021 – (At 4,18-21), onde a Palavra de Deus ilumina a vida da comunidade no seguimento comprometido com a missão de Cristo.

Segundo dia: O que vimos e ouvimos nas famílias – (At 16,29-34), a Palavra de Deus iluminando as famílias.

Terceiro dia: O que vimos e ouvimos na saúde (At 5,12-16), a Palavra de Deus ilumina os profissionais da saúde.

Quarto dia – O que vimos e ouvimos na educação – (At 22,3-4.6-8), a Palavra de Deus ilumina o ensino para a vida.

Quinto dia: O que vimos e ouvimos das populações em situação de rua e de abandono – (At 11,27-30), a Palavra de Deus ilumina os excluídos da sociedade.

Sexto dia: O que vimos e ouvimos dos migrantes indígenas – (At 10,34-36), a Palavra de Deus ilumina vida dos migrantes e povos nativos.

Sétimo dia: O que vimos e ouvimos no mundo do trabalho – (At 20,33-35), a Palavra de Deus ilumina o mundo do trabalho.

Oitavo dia: O que vimos e ouvimos nos gestos de compaixão – (At 4,32-35), a Palavra de Deus ilumina a vida com ternura e compaixão.

Nono dia: O que vimos e ouvimos na missão além-fronteiras – (At 1,8), a Palavra de Deus ilumina para além-fronteiras.

Que Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, oriente os missionários e missionárias a seguir a Cristo, onde encontramos a fonte de toda missão.

 

Oração do Mês Missionário 2021

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, comunhão de amor, compaixão e missão. Nós te suplicamos: derrama a luz da tua esperança sobre a humanidade que padece a solidão, a pobreza, a injustiça, agravadas pela pandemia.

Concede-nos a coragem para testemunhar, com ousadia profética e crendo que ninguém se salva sozinho, tudo o que vimos e ouvimos de Jesus Cristo, missionário do Pai.

Maria, mãe missionária, e São José, protetor da família, inspirem-nos a sermos missionários da compaixão e da esperança. Amém.

 

Pe. Roberto Francisco Sebastião Natal

Coordenador da Comissão Arquidiocesana para a Ação Missionária

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 26 janeiro
sábado 29 janeiro
domingo 30 janeiro
terça-feira 1 fevereiro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por