Outubro Rosa é lembrado no mundo inteiro. A cor rosa simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população. Tudo começou nos Estados Unidos, pois lá existiam várias ações isoladas referente ao combate ao câncer de mama. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa nobre.
A primeira manifestação no Brasil do Outubro Rosa aconteceu em São Paulo, no dia 02 de outubro de 2002, no monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (conhecido como o Obelisco do Ibirapuera). Em outubro de 2008, diversos monumentos foram iluminados de rosa em diferentes capitais do país, como Brasília – DF, São Paulo – SP, Rio De Janeiro – RJ , Teresina _PI, etc.
Cada ano aumenta a adesão ao Outubro Rosa. 57 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama todos os anos no Brasil. No mundo é o câncer que mais atinge as mulheres. Cerca de 520 mortes por ano acontecem devido essa doença. No Espírito Santo, o câncer de mama feminino é o maior causador de óbitos. Segundo dados preliminares do Sistema de Informação de Mortalidade da Secretaria da Saúde, foram registrados 361 óbitos pela doença em 2019. De janeiro a agosto de 2020, 197 mulheres morreram em decorrência da doença. O câncer de mama não apresenta sintomas. É mais comum nas mulheres entre 40 e 69 anos.
O autoexame das mamas é o primeiro passo para prevenir o desenvolvimento e detectar precocemente os tumores. Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelo autoexame. O ideal é que cada uma conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de qualquer alteração. Além do autoexame, manter alimentação saudável e realizar atividades físicas fazem com que se previna a doença.
Fatores de risco
Os fatores associados ao aumento do risco de se desenvolver uma doença são:
· Câncer de mama em parentes próximos
· Obesidade e sedentarismo
· Puberdade precoce
· Gravidez tardia
· Não ter filhos
· Menopausa tardia
Somente a mamografia pode detectar tumores no estágio inicial. Se diagnosticado no início as chances de cura chegam a 98%.
Câncer de Mama em Homens
Há os que pensam que o Câncer de Mama é só para as mulheres. Os homens também precisam estar atentos pois podem ser atingidos pela doença.
Os possíveis sinais de câncer de mama em homens são:
· Protuberância ou inchaço, geralmente (mas nem sempre) indolor;
· Pele ondulada ou enrugada;
· Retração do mamilo;
· Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo;
· Inchaço nos linfonodos axilares.
Essas alterações não são sempre causadas pelo câncer, caso note qualquer alteração nas mamas consulte imediatamente um médico para poder realizar o diagnóstico.
Onde buscar tratamento
O Espírito Santo conta com sete estabelecimentos para o tratamento de câncer de mama:
· Hospital Santa Rita de Cássia (HSRC-AFECC)
· Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI)
· Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam)
· Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV)
· Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV)
· Hospital Maternidade São José (HMSJ)
· Hospital Rio Doce