Padre e médico assume a Pastoral da Saúde

22 janeiro, 2021

A Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Vitória tem um novo Assessor Eclesiástico: Padre Ricardo Passamani, que é médico, foi ordenado em julho do ano passado e atualmente está como Administrador Paroquial na paróquia Santo André, em André Carloni. Ele assume no lugar do padre Vandaike Costa Araújo que esteve na função de 2015 a 2020. 

Padre Kelder Brandão, Vigário para Ação Social, Política e Ecumênica da Arquidiocese, explica que a Pastoral da Saúde é um braço dentro deste Vicariato. Além disso, ele destaca que o padre é um assessor e faz parte de uma coordenação colegiada. Sua missão dentro da estrutura é agir em questões específicas como visitar os enfermos e dar a unção, por exemplo.

“Segundo os regimentos da Pastoral da Saúde e de acordo com a prática da Arquidiocese de Vitória ela possui uma coordenação colegiada com membros de cada Área Pastoral e padre Ricardo estará junto com os membros nessa assessoria metodológica e espiritual”, detalha.

O novo assessor eclesiástico conta que já acreditava que um dia poderia ser convidado para esta missão justamente pelo fato de ser médico, mas ele não sabia quando aconteceria e se aconteceria de fato: “Quando Dom Dario me chamou e disse que queria que eu assumisse essa função eu fiquei muito feliz, entusiasmado e sou muito agradecido a Deus e ao nosso Arcebispo.

A presença de um sacerdote na vida de um doente e de sua família é fundamental para que se sintam consolados e confortados pela graça de Deus”, ressalta padre Ricardo.

Ao ser perguntado sobre como a sua experiência como médico pode fortalecer seu serviço, padre Ricardo acredita que pode ajudá-lo a ter uma relação mais próxima com os demais profissionais da saúde – mesmo aqueles que pertencem a outras religiões – para que o trabalho da Pastoral da Saúde seja facilitada nos hospitais: “quero aumentar a amizade com os profissionais que estão à frente dos hospitais e claro, junto dos nossos agentes de pastoral, melhorar as medidas de higiene, prevenção de doenças e de educação em saúde que também faz parte dessa missão”.  

Até o fim de 2019 – antes da pandemia de Covid-19 – a Arquidiocese de Vitória tinha a Pastoral da Saúde implantada em 27 paróquias, contando com cerca de 420 agentes nas três dimensões: solidária, comunitária educativa e político-institucional. Um dos projetos de padre Ricardo é fortalecer ainda mais este trabalho:    

“Espero com a graça de Deus que este ano de 2021 seja de muito progresso e esse progresso consista principalmente na entrada de novos membros para a Pastoral da Saúde. Precisamos de mais agentes de pastoral e que mais paróquias tenham este serviço. Espero também ter a oportunidade de conversar com meus irmãos do clero para organizarmos de uma forma melhor a assistência sacramental aos doentes que estão internados, para que todos os fiéis tenham os sacramentos garantidos neste momento tão difícil da vida.”  

Com a chegada da vacina contra o novo coronavírus neste primeiro semestre a expectativa é de muita esperança para que a vida volte aos poucos ao normal e o sacerdote enfatiza o desafio de reanimar os agentes da Pastoral da Saúde para retomar as visitas aos doentes nos lares e nos hospitais. De acordo com a CNBB, a Pastoral da Saúde é toda a ação do povo de Deus comprometido em acolher, promover, cuidar, educar, defender e celebrar a vida humana. E ela acontece em domicílios, hospitais, asilos, creches, escolas, associações de bairro, sindicatos, conselhos de saúde, ou seja, em todo lugar que se importa com a saúde.

Qualquer pessoa que se sentir chamada a levar esperança e conforto aos que sofrem com enfermidades pode participar da Pastoral da Saúde e a orientação é para que se desejar contribuir com esta atividade missionária, procure a secretaria paroquial mais próxima de sua casa ou até mesmo um agente da pastoral para buscar maiores informações. 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 16 junho
sábado 19 junho
segunda-feira 21 junho
quinta-feira 24 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook