Padre Gabriel, presente.

23 dezembro, 2022

Neste dia 23/12/2022, celebramos o 33° aniversário de assassinato de Padre francês Gabriel Maire, o Gaby, como também era conhecido.

Um grande ativista pela causa dos mais nescessitados e marginalizados da sociedade, Gabriel incentivava a organização popular como forma de mobilização para garantia de direitos. Como consequência de seu ativismo, recebeu várias ameaças de morte, sendo assassinado em 23 de dezembro de 1989.

Gabriel sempre esteve presente. Sua vida, seu serviço, seu sacerdócio, seu trabalho com as Comunidades Eclesiais de Base, e seu sangue, testemunha o seu amor a Deus na pessoa dos mais pobres. Eis uma de suas frases que marca este testemunho:
“PREFIRO MORRER PELA VIDA DO QUE VIVER PELA MORTE!”

*Morte:

O padre morreu quando passava pela Avenida Carlos Lindenberg, na região de Cobi, em Vila Velha. Os criminosos jogaram uma pedra em um carro que estava em frente ao veículo dele. Quando Padre Gabriel saiu do carro, foi assassinado com um tiro no peito.
Em 1991, dois homens foram condenados por latrocínio, mas o TJ-ES anulou a sentença original e pediu que a Polícia Federal fizessem novas investigações, com a ajuda dos dois assassinos confessos.
Na época, a PF também concluiu a mesma motivação, mas o caso foi reaberto e só agora houve uma decisão. O processo foi reaberto em 2007, quando o próprio desembargador considerou que havia indícios de crime de mando.

Crime sem solução

O desembargador Pedro Valls Feu Rosa afirmou no processo que fica clara a existência do crime no caso, e a discussão seria se teria havido crime de mando ou latrocínio. Ele declarou que a “vida foi caprichosa” ao colocar ele nesse processo.

“É assim que, decorridos 28 longos anos, recebo a triste tarefa de comunicar à sociedade que o Poder Judiciário não dará resposta final alguma acerca deste crime. Coube-me o dever humilhante de anunciar que está tudo realmente prescrito”, afirmou Feu Rosa, em sua decisão.

por, Caio Scarpino, PASCOM – paróquia São Francisco de Assis, Porto de Santana.

*Fonte: trecho (https://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/homicidio-de-padre-frances-no-es-prescreve-e-desembargador-pede-desculpas.ghtml)

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 28 maio
quarta-feira 31 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook