Padre lança livro sobre a visão protestante de Deus

29 dezembro, 2020

Acontece hoje (29) o lançamento do livro “A escatologia do amor: a esperança na compreensão trinitária de Deus em Jürgen Moltmann”, de Rogério Guimarães de Almeida Cunha. O evento será virtual, realizado pela plataforma ZOOM, a partir das 18h. A transmissão também será feita pelas redes sociais nos canais do curso de Teologia, da PUC-Rio.  

Padre Rogério que atualmente é professor no Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia, formou-se pelos dois cursos no então Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (IFTAV), anos 1999 a 2005. É Mestre em Teologia Sistemática pela PUC-Rio (2017) e atualmente cursa doutorado sobre o mesmo tema. 

De acordo com ele o livro que será lançado nesta terça-feira é uma premiação da sua dissertação de mestrado e faz parte da série “Teologia PUC-Rio” – em que também serão lançadas outras 4 novas publicações – em comemoração aos 80 anos da instituição e 52 anos de seu Departamento de Teologia. Em sua obra, Rogério faz uma pesquisa sobre o pensamento do teólogo Jürgen Moltmann, 94 anos, que é alemão, protestante da Igreja reformada e um teólogo ecumênico com grande diálogo com a teologia católica. 

“Minha pesquisa trata da compreensão que ele tem de Deus, revelado trinitariamente no evento da cruz de Jesus Cristo, que nós chamamos de mistério pascal. Ali se mostra o rosto de Deus, no sofrimento vivido no interior da Santíssima Trindade. Sofrimento ao modo de Deus, capaz de se solidarizar com o sofrimento humano e que nessa solidariedade divina nos liberta e nos convida a uma nova comunhão com ele”.  

Rogério foi orientado pelo professor Cesar Kuzma, que indicou sua pesquisa para concorrer ao prêmio de melhor dissertação do ano de 2017, que agora segue publicada na Série Teologia, pelas editoras PUC-Rio e Vozes. O objetivo da premiação é publicar os melhores trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Teologia da instituição, de suas duas áreas de concentração: Sistemático-Pastoral e Bíblica. Publicando e disponibilizando a todos, textos de teses e dissertações no formato impresso, apoiando e promovendo ainda mais a qualidade da pesquisa de seus discentes. 

SERVIÇO: 

Dia 29 de dezembro

18 horas

Plataforma ZOOM

https://puc-rio.zoom.us/j/94764464780?pwd=SUtsRFc4Qmtxd08yRldKaXU4QnpGdz09

ID da reunião: 947 6446 4780

Senha de acesso: 179672

TRANSMISSÃO NAS REDES SOCIAIS

Youtube: Teologia a Distância PUC-Rio

Facebook: @TeologiaPucRio

Instagram: @teologia_puc_rio

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook