Padre Osmar Braido defende dissertação de mestrado sobre Lúdico na Catequese

1 março, 2024

O padre Osmar de Oliveira Braido, vigário da Paróquia Nossa Senhora das Graças em  Vila Velha, defendeu na tarde de ontem (29) a sua dissertação de mestrado em Teologia Sistemática Pastoral, pela PUC – RIO.

Com o tema: A Dimensão  Lúdica da Catequese,  orientado pelo professor, Pe. Abimar Oliveira de Moraes, da Arquidiocese do Rio de Janeiro e professor da PUC – Rio, padre Osmar defendeu que o lúdico é uma ferramenta a ser usada pela catequese. ” O lúdico estimula a imaginação, e auxilia na formação do caracter da criança, possibilitando a absorção do conteúdo, na sua autoconstrução e na interação social”, ressalta padre Osmar.

A finalidade da catequese é proclamar Jesus Cristo, formar discípulos comprometidos com a fé, integrar as pessoas na comunidade e capacitá-las para a missão evangelizadora.

“A dissertação visa construir pontes, fortalecendo a união entre a evangelização e a catequese, ao refletir sobre as possibilidades e métodos a serem empregados na Iniciação à Vida Cristã (IVC) para promover um movimento antropológico e eclesiológico. A integração do lúdico à catequese proporcionará uma transmissão mais suave e uma maior fixação do conteúdo, influenciando positivamente no crescimento espiritual e humano das pessoas”, comenta Padre Osmar.

Padre Osmar foi aprovado com grau máximo, elogiado pela banca por toda a ousadia, coragem e paixão pelo tema apresentado. Além da graduação em Filosofia e Teologia, que todo padre possui, padre Osmar é bacharel em Ciências Contábeis e pós graduado em Psicanálise Clínica, e agora é Mestre em Teologia Sistemática Pastoral.

Compartilhe:

VÍDEOS

quinta-feira 18 abril
terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook