Padres da Área Pastoral Cariacica e Viana se reúnem com poder público

17 fevereiro, 2023

O bom diálogo entre o poder públicos e a Igreja, faz com que a população saia ganhando de um modo geral

Com essa mentalidade aconteceu na manhã de ontem (16/02/2023), o encontro dos presbíteros da Área Cariacica e Viana com prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, e sua assessoria na prefeitura de Cariacica. Os presbíteros levaram as demandas do povo que são de conhecimento deles, uma vez que a proximidade com as comunidades os fazem sabedores das mazelas que a população da região de Cariacica atravessa. O prefeito foi muito receptivo e se fez atencioso a todas as preocupações dos sacerdotes.

É perceptível que a cidade de Cariacica tem passado por diversas melhorias, algumas ressaltadas pelos padres na reunião. Mesmo assim, existem grandes desafios que a população atravessa e que precisam ser vencidos.

Vários sacerdotes elogiaram o avanço na limpeza da cidade e a disponibilidade da Prefeitura em acolher as demandas e receber as Paróquias sempre que necessário. Também apontaram o que na percepção da Igreja a população mais necessita no momento, que são: a construção de novas capelas mortuárias (ficou definido que será feito um levantamento dos locais onde há mais necessidade, bem como a manutenção das capelas mortuária já existentes), problemas de saneamento básico como esgoto a céu aberto, necessidade de políticas públicas para a população em situação de rua (especialmente melhorar o Centro Pop e a política de abordagem), propiciar mais políticas públicas para a juventude principalmente para aquela assediada pelo tráfico, apoio aos projetos sociais da Igreja como aconteceu no Dia do Pobre de 2022 (este teve grande apoio da municipalidade), a contenção das áreas de risco, o alívio dos estragos feitos pelo impacto das últimas chuvas, entre outros.

Através deste diálogo saudável com o poder público municipal, a Igreja se projeta com o pedido feito pelo papa Francisco, de sermos igreja saída.

A Igreja em “saída”, desejada pelo Papa Francisco, significa uma Igreja que, desprovida de poder, ostentação e discriminação, acolha os seus fiéis e vá ao encontro daqueles que fazem a amarga experiência da exclusão e do abandono. O Papa também nos relembra que a Igreja somos nós; assim, “somos chamados a esta nova saída missionária” (EG20).

É desejo de Cristo – e também do Papa – que a Igreja em saída seja formada por cristãos que, por amor a Deus, possam ir ao encontro dos esquecidos e rejeitados na sociedade.

O padre Vítor César Zille Noronha, coordenador pastoral da área Cariacica e Viana, fez um balanço positivo do encontro, e se disse esperançoso com este desejo da prefeitura em dialogar com os padres da região, pois estes são testemunhas da realidade dos bairros do município.

Por fim, o prefeito deixou as portas da prefeitura abertas, para que após as conversas, sejam propostas ações de melhorias para todos os cariaciquenses.

Sérgio Renato, PASCOM – área Cariacica e Viana, colaboração: padre Vítor César Zille Noronha.

 

 

Compartilhe:

VÍDEOS

segunda-feira 25 setembro
terça-feira 26 setembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook