Padres da Arquidiocese de Vitória renovam promessas sacerdotais

10 junho, 2020

Os padres da Arquidiocese de Vitória vão renovar suas promessas sacerdotais na Missa dos Santos Óleos que acontece na Catedral Metropolitana de Vitória, nesta quinta-feira (11). Esta também pode ser chamada de Missa da Unidade justamente pelo seu significado: um dos ritos da liturgia é a renovação das promessas dos padres que expressa a comunhão da Igreja local. Todos os sacerdotes que atuam na Arquidiocese, junto com o Arcebispo, vão renovar o desejo de continuar servindo à Igreja na fidelidade ao evangelho em uma união eclesial.

Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus e a necessidade do isolamento social, Dom Dario Campos, emitiu uma circular sobre a participação dos padres na Missa da Unidade deste ano. Segundo o documento, os sacerdotes não estão “obrigados” à participação nessa ocasião. Contudo, incentiva-se a presença dos menos vulneráveis e dos que desejam participar. Além disso, diáconos, religiosos (as) e seminaristas também estão convidados para a Celebração, exceto os mais vulneráveis.

Sobre o rito de renovação, ele acontece normalmente na Quinta-feira Santa e neste ano ocorre na Festa de Corpus Christi. A Missa da Unidade é celebrada nas Catedrais e presidida pelo Bispo. Na realidade da Arquidiocese de Vitória é presidida pelo Arcebispo Dom Dario Campos, com a presença dos 63 padres religiosos e 95 seculares que também são chamados padres Diocesanos, pois realizam seu ministério no território da Igreja particular de Vitória. 

Segundo Padre Ivo Amorim, Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória, os padres seculares são ligados diretamente a seu bispo e os religiosos são ligados a uma Congregação, uma instituição com um carisma próprio. Estes sacerdotes estão presentes no Brasil e no mundo inteiro. “Nós temos na Arquidiocese algumas congregações religiosas como os Franciscanos, os Combonianos, os Passionistas, os Redentoristas, entre outros. Cada congregação tem uma regra própria que se chama constituição e ali, eles se reúnem ao redor daquele carisma e daquela orientação própria de alguém que iniciou uma caminhada com uma inspiração”, explica padre Ivo.

É importante ressaltar que os padres que pertencem a uma Congregação religiosa ou que são Diocesanos – estando presentes no território de uma diocese – também prestam obediência a Igreja particular e trabalham em comunhão com o Bispo. 

Em relação as Congregrações religiosas, na Arquidiocese de Vitória existem 16 que são masculinas. São elas:

– Companhia de Jesus (Jesuítas)

– Ordem dos Frades Menores 

– Congregação dos Pequenos Irmãos do Santíssimo Sacramento

– Missionários do Verbo Divino 

– Filhos de Maria Imaculada 

– Ordem dos Agostinianos Recoletos 

– Ordem dos Frades Menores Capuchinhos 

– Instituto do Verbo Encarnado 

– Milicianos de Cristo 

– Missionários Combonianos 

– Missionários do Sagrado Coração 

– Ordem Religiosa das Escolas Pias dos Padres Escolápios 

– Congregação da Paixão de Jesus Cristo – Padres Passionistas

– Congregação do Santíssimo Redentor – Padres Redentoristas

– Pequena Obra da Divina Providência – Orionitas

– Salesianos de Dom Bosco

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 7 agosto
domingo 8 agosto
quarta-feira 11 agosto
quinta-feira 12 agosto
sábado 14 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por