Padres das áreas pastorais retomam reuniões presenciais

16 setembro, 2020

Aos poucos os padres das áreas pastorais das Arquidiocese de Vitória estão retomando os encontros presenciais que avaliam os trabalhos realizados nas paróquias mesmo durante a pandemia. Nesta terça-feira (15) os padres de Vila Velha se reuniram durante a manhã na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Coqueiral de Itaparica e os padres da área Cariacica/Viana estiveram juntos no período da tarde no Santuário do Bom Pastor, em Campo Grande.

O Vigário Geral da Arquidiocese, padre Jorge Campos, tem acompanhado de perto esses encontros e participou das duas reuniões desta semana. Ele destaca que desde o início da pandemia as reuniões estavam acontecendo de forma online e agora existe a necessidade de retomarem gradualmente as atividades respeitando as normas para controlar a transmissão da Covid-19.

“Essas reuniões dos padres das áreas pastorais são importantes, pois nesses encontros são apresentados e debatidos os temas que englobam todo o território da área. Os padres partilham as experiências, planejam as ações, avaliam a caminhada e acima de tudo é um momento de confraternização, encontro e proximidade. Como ficamos muito tempo afastados sem podermos nos encontrar a gente sente a necessidade de estar mais próximo do colega, mesmo respeitando essas normas que ainda existem de distanciamento. O fato de estar com irmão e olhar no olho isso aí já é muito importante para nossa saúde mental”.

A área Cariacica/Viana contempla 18 paróquias e possui cerca de 25 padres sendo 18 párocos, 4 vigários e outros religiosos. Segundo o coordenador da área, padre Carlos Conceição, o grupo já realizou uma reunião presencial ao final do mês de julho para definir sobre a abertura gradativa dos templos para missas e celebrações. Esse foi o segundo encontro em que a maioria dos padres estiveram presentes: “nossa reunião foi muito boa! A gente sente o desejo muito grande dos leigos de ir retomando as atividades pastorais. É claro tudo de forma muito gradual com distanciamento físico e uso de máscaras”, relata.

Com o comparecimento de 17 párocos e 4 vigários, os padres da área Vila Velha realizaram sua primeira reunião presencial, desde o início da pandemia. Padre Abel de Andrade, coordenador da área, afirma que houve uma mudança no calendário e com isso não é possível prever uma periodicidade para os próximos encontros.  

Já na área Serra/Fundão foram realizadas 3 reuniões presenciais nos últimos meses. Segundo padre Jones Teixeira, seguindo os protocolos cumprindo o distanciamento e uso do álcool em gel, a retomada oficial aconteceu no início do mês de agosto e a reunião mais recente foi realizada na semana passada na paróquia São José, em Fundão. Os encontros acontecem a cada primeira sexta-feira do mês e a média de participação é de 20 padres da área.

“Quando foi possível o encontro pessoal claro que é muito melhor. Porque a gente não só discute os temas que são pertinentes para nossa pastoral, para nossa Igreja. Mas o fato de a gente poder estar junto também faz parte da espiritualidade do padre com essa cordialidade pastoral e comunhão entre os presbíteros. Nós podemos rezar juntos, nos ver, escutar. E as brincadeiras também, são coisas que nos distraem e a gente se alegra com o outro padre. Sem dúvida nenhuma é muito importante para nós as reuniões presenciais”.    

A área Benevente ainda não programou o retorno das reuniões, pois segundo o coordenador padre Robson Lemos, a maioria dos padres fazem parte do grupo de risco para a contaminação por Covid-19. Na área de Vitória, as reuniões online foram realizadas nos últimos meses e está sendo organizada a volta das reuniões presenciais, assim como na área Serrana.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 29 julho
sábado 31 julho
domingo 1 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por