Aos poucos os padres das áreas pastorais das Arquidiocese de Vitória estão retomando os encontros presenciais que avaliam os trabalhos realizados nas paróquias mesmo durante a pandemia. Nesta terça-feira (15) os padres de Vila Velha se reuniram durante a manhã na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Coqueiral de Itaparica e os padres da área Cariacica/Viana estiveram juntos no período da tarde no Santuário do Bom Pastor, em Campo Grande.
O Vigário Geral da Arquidiocese, padre Jorge Campos, tem acompanhado de perto esses encontros e participou das duas reuniões desta semana. Ele destaca que desde o início da pandemia as reuniões estavam acontecendo de forma online e agora existe a necessidade de retomarem gradualmente as atividades respeitando as normas para controlar a transmissão da Covid-19.
“Essas reuniões dos padres das áreas pastorais são importantes, pois nesses encontros são apresentados e debatidos os temas que englobam todo o território da área. Os padres partilham as experiências, planejam as ações, avaliam a caminhada e acima de tudo é um momento de confraternização, encontro e proximidade. Como ficamos muito tempo afastados sem podermos nos encontrar a gente sente a necessidade de estar mais próximo do colega, mesmo respeitando essas normas que ainda existem de distanciamento. O fato de estar com irmão e olhar no olho isso aí já é muito importante para nossa saúde mental”.
A área Cariacica/Viana contempla 18 paróquias e possui cerca de 25 padres sendo 18 párocos, 4 vigários e outros religiosos. Segundo o coordenador da área, padre Carlos Conceição, o grupo já realizou uma reunião presencial ao final do mês de julho para definir sobre a abertura gradativa dos templos para missas e celebrações. Esse foi o segundo encontro em que a maioria dos padres estiveram presentes: “nossa reunião foi muito boa! A gente sente o desejo muito grande dos leigos de ir retomando as atividades pastorais. É claro tudo de forma muito gradual com distanciamento físico e uso de máscaras”, relata.
Com o comparecimento de 17 párocos e 4 vigários, os padres da área Vila Velha realizaram sua primeira reunião presencial, desde o início da pandemia. Padre Abel de Andrade, coordenador da área, afirma que houve uma mudança no calendário e com isso não é possível prever uma periodicidade para os próximos encontros.
Já na área Serra/Fundão foram realizadas 3 reuniões presenciais nos últimos meses. Segundo padre Jones Teixeira, seguindo os protocolos cumprindo o distanciamento e uso do álcool em gel, a retomada oficial aconteceu no início do mês de agosto e a reunião mais recente foi realizada na semana passada na paróquia São José, em Fundão. Os encontros acontecem a cada primeira sexta-feira do mês e a média de participação é de 20 padres da área.
“Quando foi possível o encontro pessoal claro que é muito melhor. Porque a gente não só discute os temas que são pertinentes para nossa pastoral, para nossa Igreja. Mas o fato de a gente poder estar junto também faz parte da espiritualidade do padre com essa cordialidade pastoral e comunhão entre os presbíteros. Nós podemos rezar juntos, nos ver, escutar. E as brincadeiras também, são coisas que nos distraem e a gente se alegra com o outro padre. Sem dúvida nenhuma é muito importante para nós as reuniões presenciais”.
A área Benevente ainda não programou o retorno das reuniões, pois segundo o coordenador padre Robson Lemos, a maioria dos padres fazem parte do grupo de risco para a contaminação por Covid-19. Na área de Vitória, as reuniões online foram realizadas nos últimos meses e está sendo organizada a volta das reuniões presenciais, assim como na área Serrana.