Padres do ES participam de formação sobre “angústia presbiteral”

20 maio, 2022

Cerca de 180 presbíteros de todas as quatro dioceses do Espírito Santo estiveram reunidos, nesta semana (16 a 19/5), em Domingos Martins, para a Formação Permanente do Clero do Regional Leste 3. Essa edição do encontro, que já é uma tradição, teve uma emoção especial, já que ele não acontecia há dois anos devido à pandemia.

O tema “A realidade existencial e a angústia presbiteral” foi trabalhado, de modo profundo e cuidadoso, pelo padre José Rafael Solano Durán, da Arquidiocese de Londrina (PR). Mestre e doutor em Teologia Moral e pós-doutor em Teologia Moral e Familiar, padre Rafael trouxe questões como síndrome de burnout, esgotamento emocional, suicídio e outros transtornos humanos que são alguns dos desafios que atormentam a Igreja e o mundo.

“O encontro foi excelente. Trouxe para nós inquietações, respostas e muitas expectativas para a vivência presbiteral”, observou o representante dos presbíteros da Diocese de Colatina, padre Malvino Xavier.

Além do padre Rafael, o encontro contou ainda com a assessoria do bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, dom Andherson Franklin, que, partindo da Sagrada Escritura, fundamentou o cuidado dos irmãos para com os que mais sofrem no ministério ordenado.

O vice-presidente do Regional Leste 3, dom Paulo Bosi Dal’Bó, que é bispo da Diocese de São Mateus, também participou do encontro. Ao final, ele lembrou aos presentes que “neste novo normal precisaremos de um reencantamento em todas as atividades”. Dom Paulo pediu que os participantes saíssem com otimismo e esperança pastoral e que isso certamente trará muitos frutos à missão da Igreja no mundo.

A Formação Permanente do Clero é uma busca de atualização constante dos ministros ordenados no tocante a questões teológicas, pastorais, sociais, psíquicas e espirituais. Assuntos do cotidiano são refletidos, ao longo do encontro, no desejo de preparar os padres e diáconos para o enfrentamento e a vivência de situações diárias durante atendimentos, celebrações e outras atividades.

“Quem cuida dos cuidadores?”
O coordenador de comunicação do Regional Leste 3, padre Patric da Silva Wanderley, reflete, a seguir, a respeito de algumas questões interessantes levantadas pelo padre José Rafael Solano Durán. Confira:

“Padre Rafael afirmou que existe um grande esgotamento no clero do mundo inteiro. Somos uma das categorias de cuidadores da humanidade que mais adoecem emocional e psiquicamente. É preciso enfrentar essa situação. Rotinas estressantes, jornadas longas de atendimento diário, falta de cuidado com a saúde física e emocional são os componentes que mais contribuem para esse esgotamento de diáconos, padres e bispos no mundo inteiro.”

“Com a pergunta ‘Quem cuida dos cuidadores?’, padre Rafael lembrou que corremos o risco de cuidar de todos e não cuidarmos de nós mesmos ao longo da nossa vida. Ao tratar de questões da sexualidade e afetividade humana, ele recordou que alguns assuntos continuem bloqueados entre nós. E, na impossibilidade de tratar disso com serenidade e liberdade nos lugares e momentos oportunos, corremos um grave risco de adoecer ou perder nossas motivações legítimas.”

Fonte: Comissão de Comunicação do Regional Leste 3

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook