180 inscritos para a formação permanente dos padres do Regional Leste 3 que começa hoje, 16 e vai até 19 de maio. Dos inscritos 178 são padres e 2 diáconos.
O tema para este ano é: “Realidade existencial e angústia presbiteral” que será apresentado pelo padre José Rafael Solano Durán, sacerdote da arquidiocese de Londrina, PR, doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e pós-doutor em Teologia Moral e Familiar pelo Pontifício Instituto João Paulo II de Roma. Pe. Rafael é consultor do Setor Vida e Família da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e professor na PUC do Paraná.
Os dias de formação serão intercalados entre momentos de oração (missa e liturgia das horas), palestras e ao final reuniões por diocese para colher propostas de tema para 2023. A condução dos trabalhos fica a cargo das dioceses: segunda – arquidiocese de Vitória; Terça – diocese de São Mateus; Quarta – diocese de Cachoeiro de Itapemirim; Quinta – diocese de Colatina.
O tema escolhido diz respeito à vida da pessoa do padre. Segundo o pe. Diego Carvalho, representante dos padres da arquidiocese de Vitória a escolha do padre Rafael Solano deu-se “pelo fato dele ser uma referência no assunto e por sua habilidade em trabalhar questões relacionadas à vida presbiteral, visto que realiza pesquisa e escuta aos sacerdotes”.
A arquidiocese de Vitória convida todos os fiéis a rezar para que estes dias de formação seja enriquecedor e também de encontro e confraternização.