Padres renovam promessas sacerdotais na missa do Crisma

Na manhã de hoje com a presença exclusiva de seminaristas, religiosos e religiosas, padres e arcebispo, foi celebrada a missa do crisma ou das promessas sacerdotais como é conhecida esta Cerimônia.

Dois momentos são colocados em destaque neste dia: a renovação das promessas sacerdotais por parte dos padres e a bênção dos óleos que serão usados durante o ano para ministrar os sacramentos.

Por conta da necessidade de distanciamento social os padres ficaram nos bancos no corpo da Catedral e não no presbitério como é costume e também fizeram a renovação das promessas mantendo essas posições. O gesto de abraçar cada sacerdote também foi suprimido pelas mesmas razões.

Os vasos com os óleos foram levados até ao altar por seis diáconos permanentes e dom Dario Campos, nosso arcebispo abençoou separadamente cada vaso, sendo o Óleo do Crisma que será usado para os sacramentos do crisma e da ordem; o Óleo dos Catecúmenos que será usado para os batismos; o Óleo dos Enfermos que será usado para a unção dos doentes.

Cada paróquia irá receber o conjunto com os três vasos de óleos para administrar os sacramentos durante o ano. A entrega foi feita no balcão dentro da própria Catedral, sem aglomeração.

Dom Dario dirigiu-se aos padres e falou com muito ênfase sobre a importância de se manterem unidos ao Pai e confiantes na missão que receberam na ordenação. Mas, lembrou também o pe. Kleber falecido recentemente vítima de covid, José Raimundo, irmão de pe. Luiz Henrique falecido ontem e o bispo brasileiro, dom Pedro Zilli que exercia sua missão na Guiné-Bissau e faleceu ontem. Por todos foi rezada a Ave Maria.

Leia a homilia no anexo.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
segunda-feira 5 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Segundo Dia Oitavário
terça-feira 6 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Terceiro Dia Oitavário
quarta-feira 7 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quarto Dia Oitavário
quinta-feira 8 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quinto Dia Oitavário
sexta-feira 9 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sexto Dia Oitavário
sábado 10 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sétimo Dia Oitavário
domingo 11 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Oitavo Dia Oitavário
Nenhum evento encontrado!