Na manhã de hoje com a presença exclusiva de seminaristas, religiosos e religiosas, padres e arcebispo, foi celebrada a missa do crisma ou das promessas sacerdotais como é conhecida esta Cerimônia.
Dois momentos são colocados em destaque neste dia: a renovação das promessas sacerdotais por parte dos padres e a bênção dos óleos que serão usados durante o ano para ministrar os sacramentos.
Por conta da necessidade de distanciamento social os padres ficaram nos bancos no corpo da Catedral e não no presbitério como é costume e também fizeram a renovação das promessas mantendo essas posições. O gesto de abraçar cada sacerdote também foi suprimido pelas mesmas razões.
Os vasos com os óleos foram levados até ao altar por seis diáconos permanentes e dom Dario Campos, nosso arcebispo abençoou separadamente cada vaso, sendo o Óleo do Crisma que será usado para os sacramentos do crisma e da ordem; o Óleo dos Catecúmenos que será usado para os batismos; o Óleo dos Enfermos que será usado para a unção dos doentes.
Cada paróquia irá receber o conjunto com os três vasos de óleos para administrar os sacramentos durante o ano. A entrega foi feita no balcão dentro da própria Catedral, sem aglomeração.
Dom Dario dirigiu-se aos padres e falou com muito ênfase sobre a importância de se manterem unidos ao Pai e confiantes na missão que receberam na ordenação. Mas, lembrou também o pe. Kleber falecido recentemente vítima de covid, José Raimundo, irmão de pe. Luiz Henrique falecido ontem e o bispo brasileiro, dom Pedro Zilli que exercia sua missão na Guiné-Bissau e faleceu ontem. Por todos foi rezada a Ave Maria.
Leia a homilia no anexo.