Padres visitam escolas

15 setembro, 2021

A pedido do Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos, padres da área Pastoral Serrana estão visitando as escolas da região. Segundo padre Rodrigo Chagas, Administrador paroquial da paróquia São Sebastião do Alto Guandu, essa proposta foi apresentada na última reunião de Dom Dario com os padres da área e nesta semana, na segunda-feira (13), ele já esteve em duas escolas participando de formações e dando uma palestra motivacional.

O sacerdote lembra que na fala de Dom Dario, ele relembrou que antigamente a escola e a Igreja tinham uma relação muito próximas: “inclusive no interior até hoje é assim, no terreno onde está a Igreja, ali tem uma escolinha. Antes as comunidades não tinham espaço para a Catequese e o Arcebispo quer que a gente retorne para as escolas, por mais que sejam laicas, para que estejamos mais presentes e sendo força aos que trabalham nestes locais”.

Após o pedido, padre Rodrigo já visitou três escolas em Afonso Cláudio, a convite das diretoras e ele destaca que os convites são justamente para ter essa presença da Igreja e dar mais um ânimo aos profissionais que atuam no ambiente escolar, principalmente neste tempo de pandemia. “Então eu faço uma palestra motivacional para que eles possam entender o tempo em que estamos vivendo para se reinventarem neste novo normal e ao mesmo tempo motivar para que continuem usando a profissão, como na verdade uma vocação”.

Sobre a receptividade, o presbítero conta que tem sido muito boa e até as professoras que não são católicas recepcionam muito bem e ele já almoçou com as educadoras em uma escola, já tomou café em outra: “elas ficaram muito felizes com minha presença junto com elas e eu também fiquei muito feliz e esse é o papel do padre, ser uma presença da Igreja Católica de uma forma ecumênica estando presente no processo educacional”.

Tatiana das Graças M. Zambom é há 7 anos a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dioclézio Tosta das Neves, localizado no interior de Afonso Claudio. Ela e a pedagoga Patricia Lerbarch relatam que quando receberam a notícia que teriam uma formação com os funcionários do CMEI e que teria um momento motivacional, lembraram do Padre Rodrigo e fizeram o convite para que ele participasse.

“Padre Rodrigo chegou em nossa escola cheio de energia e iniciou sua fala contando um pouco da sua história dizendo que nem sempre Deus busca o mais forte, ou o melhor, mas Deus busca aquele que Ele quer para estar ali naquele momento. Também relacionou o momento em que foi ordenado Padre e logo após tornou-se Pároco da nossa Igreja ao fato dos professores e demais profissionais da escola estarem vivendo um momento ímpar com a pandemia e a ressignificação de todo o trabalho pedagógico a ser desenvolvido com os alunos nas escolas e em casa”.

A Escola Municipal Fazenda Henrique Zambom foi outra visitada por padre Rodrigo recentemente e a diretora Maria Aparecida Zambom Ebani descreve a experiência: “foi ótima a visita do padre Rodrigo! Suas palavras vieram ao nosso encontro alcançando além dos nossos objetivos. Pois, o objetivo principal do encontro era trabalhar a auto estima do profissional da Educação. Sua palestra foi profunda e edificante  e os profissionais ficaram aliviados e  fortalecidos”, conclui.

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook