Pandemia: padres liberados para ministrar a Crisma

O modo de viver a fé mudou e o jeito da Igreja evangelizar também vai se adequando à nova realidade nestes tempos de pandemia.

À medida que o tempo passa novas formas e formatos vão surgindo e, em todos os níveis, orientações e adequações são descobertas e propostas. A Igreja precisa encontrar maneiras de continuar sua missão, respeitando normas sanitárias e as recomendações dos especialistas em saúde, mas como diz pe. Renato Criste em sua carta de orientações “a Igreja nunca fechou as portas”.

A Arquidiocese de Vitória está voltando aos poucos à retomada das atividades presenciais e hoje, 4 de agosto de 2020 novas orientações estão sendo divulgadas para este momento. Desta vez é em relação à Celebração dos Sacramentos em tempos de pandemia.

Entre elas está autonomia do pároco ou administrador paroquial para ministrar os sacramentos de iniciação cristã (batismo, crisma e eucaristia) a adultos e, possibilidade dos mesmos ministrarem o Sacramento da Crisma em jovens e adultos desde que solicitem autorização ao Arcebispo.

As orientações foram enviadas aos padres e contemplam: Catequese, Batismo de Crianças e Matrimônio.

Quanto à catequese destaca-se a autonomia dada aos padres para ministrar os sacramentos. Sobre o batismo de crianças a recomendação é de que sejam realizados fora da missa e com poucas crianças por vez. Já em relação ao matrimônio fortalecer a preparação personalizada e flexibilidade no agendamento.

O documento leva em consideração as Orientações da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil publicadas em 21 de maio, e, também as Recomendações das Comissões de Catequese e Liturgia da Arquidiocese de Vitória, que podem ser lidas clicando aqui.

Veja o que dizem as Orientações da CNBB Sobre a Iniciação Cristã de Adultos, Batismo de Crianças, Primeira Comunhão, Confirmação, Reconciliação e Matrimônio: 

As Orientações da Arquidiocese foram encaminhadas pelo pe. Renato Criste, coordenador de pastoral e podem ser lidas na íntegra no documento abaixo.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
domingo 18 abril
sexta-feira 23 abril
terça-feira 27 abril
quarta-feira 28 abril
Nenhum evento encontrado!