Com as portas das igrejas fechadas devido à pandemia da Covid-19, a Arquidiocese de Vitória registrou queda de receita, fato que afetou serviços, paralisou obras e fez suspender contratos.
Segundo Sérgio Murilo, Administrador/Ecônomo da Cúria, “de imediato, com relação às coletas, a redução foi de 100%, dado que elas ocorrem nas celebrações presenciais, que não aconteceram de forma geral no período de abril a julho de 2020”. No computo global, a receita advinda das coletas representa uma média de 30% da arrecadação total da Igreja.
Quando o assunto é o dízimo, os números abaixo mostram que houve uma variação entre os meses de abril e agosto e pico de 40% de queda em maio, confira:
Abril: -10,50%
Maio: -40,18%
Junho: -18,04%
Julho: – 21,03%
Agosto: -15,63%
As paróquias localizadas em periferia foram as mais afetadas com a redução de receita, “dado não disporem, de imediato, de meios tecnológicos, plataformas e novas mídias, para ser presença de Igreja através das redes sociais”, completou Murilo.
Diante da situação, algumas medidas administrativas foram tomadas para manter o funcionamento das paróquias e da Cúria, confira abaixo:
• Redução das côngruas dos padres (contribuição financeira para o padre se manter);
• Adoção das medidas provisórias do governo federal quanto a antecipação de férias, suspensão de contrato de trabalho e redução de jornada e salários dos colaboradores;
• Revisão e/ou suspensão de contratos de prestadores de serviços/MEI;
• Redução de despesas administrativas;
• Suspensão de todas as atividades pastorais, exceto, celebrações litúrgicas;
• Suspensão de todos os investimentos;
• Paralisação de obras e similares;
• Suspensão de novos projetos pastorais;
• Suspensão de festas religiosas com presença de público.
Sérgio destaca a importância do “trabalho da pastoral do dízimo e seus agentes missionários, que tiveram que ser criativos e reinventar-se, buscando dar novas opções aos fiéis católicos para realizarem suas contribuições de forma não presencial.” Entre as alternativas estão a adoção de aplicativos, telemarketing, visita domiciliar e plantões da equipe do dízimo, entre outras que ajudaram a amenizar a perda de receita nesse tempo de pandemia.