Papa convida a Igreja para um ano dedicado a São José

9 dezembro, 2020

No ano de 8 de dezembro 2020 (ontem) a 8 de dezembro de 2021, o Papa Francisco convocou a Igreja Católica a celebrar o Ano de São José. A convocação foi feita juntamente com a publicação da Carta Apostólica ‘Patris corde’, em português ‘Com coração de Pai’, na qual o Papa enaltece o pouco que os Evangelistas narram sobre este homem a quem Deus confiou a missão de criar o Seu Filho.

 

8 de dezembro marca também os 150 anos do decreto Quenadmodum (1870) do beato Pio IX, que declarou São José como Padroeiro da Igreja Católica.

 

Na Carta Apostólica, Francisco, faz uma relação das dificuldades que São José enfrentou para cumprir a missão que Deus lhe confiou: o casamento com Maria, o nascimento de Jesus, a fuga e permanência no Egito e a vida em Nazaré e ressalta que ele foi a expressão do amor de Deus que é Pai.  O Papa lembra o quanto São José pode nos ensinar com seu exemplo sobre as dificuldades que enfrentamos com a pandemia, a falta de emprego e frágeis condições de vida e as necessidades dos imigrantes.

 

O objetivo da Carta é, segundo o Papa “ é aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo”.

 

Em 7 pontos, a ‘Patris corde’ nos leva a percorrer e entender o personagem silencioso, obediente e fiel e ainda nos convida a adotá-lo como modelo e intercessor perante Deus: 1. Pai Amado 2. Pai na ternura 3. Pai na obediência 4. Pai no acolhimento 5. Pai com coragem criativa 6. Pai trabalhador 7. Pai na sombra.

Leia a Carta Apostólica ‘Patris corde’ no anexo. 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sexta-feira 1 outubro
domingo 3 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por