Papa nomeia bispo para a arquidiocese

22 dezembro, 2021

Nomeação

Monsenhor Andherson Franklin Lustoza de Souza foi nomeado hoje, 22 de dezembro de 2021, pelo Papa Francisco, bispo auxiliar para a Arquidiocese de Vitória.

Monsenhor Andherson tem 52 anos e já é conhecido da Arquidiocese, pois pertence ao clero da diocese de Cachoeiro de Itapemirim, é professor no Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia em Vitória e assessorou diversos encontros pastorais na Arquidiocese.

Seja bem-vindo Mons. Andherson, a Arquidiocese de Vitória o acolhe e reza por sua nova missão.

Dom Dario Campos, arcebispo de Vitória na mensagem de acolhida, ao dar as boas-vindas disse: “Desejo que a nossa convivência episcopal possa manifestar aos nossos presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, nossos seminaristas, vocacionados e todos os leigos e leigas, a Comunhão e Participação em vista da Missão”, “Que Nossa Senhora da Vitória, padroeira de nossa Arquidiocese, cubra com o seu manto materno o seu ministério e serviço episcopal entre nós”. Clique aqui para ler a mensagem de acolhida de dom Dario Campos completa.

Histórico de Mons. Andherson

Percurso e preparação ao sacerdócio: O Padre Andherson Franklin Lustoza de Souza nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, no estado do Espírito Santo, no dia 03 de novembro de 1969. É filho de Adelcio Louzada de Souza, já falecido e de Maria Angélica Hemerly Lustoza de Souza. Tem dois irmãos: Alessandro Lustoza de Souza e Sheila Mayra Lustoza Lovatti.

Ingressou no Seminário Bom Pastor, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, para cursar o Propedêutico e a Filosofia, em fevereiro de 1992. Concluiu o curso de Filosofia em 1995, sendo o mesmo reconhecido pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Ingressou no Seminário São João Maria Vianney, em Vitória, a fim de cursar Teologia, no IFTAV (Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, concluindo o mesmo em 1999.

Foi ordenado diácono na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Ibatiba, Espírito Santo, no dia 18 de dezembro de 1999.

Em 25 de março de 2000 foi ordenado presbítero no Ginásio da Faculdade Camiliana, em Cachoeiro de Itapemirim.

Foi administrador paroquial na paróquia Senhora Sant´Ana em Apiacá até setembro de 2001.

Estudos acadêmicos: Em Roma fez Mestrado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Em 2004 concluiu o Mestrado e deu início ao Doutorado, na referida Universidade, sendo este concluído no ano de 2009.

Atividades e serviços pastorais e acadêmicos: De volta ao Brasil foi pároco na paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Itaipava de 2009 a 2016.

De 2016 a 2021 foi vigário paroquial da Paróquia Nosso Senhor dos Passos em Cachoeiro de Itapemirim.

Desde seu retorno (2009) atua como professor de Teologia Bíblica no IFTAV (Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória, hoje chamado de Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia).

É professor no Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone Hugo, da Diocese de Governador Valadares, Minas Gerais.

É professor e diretor acadêmico na Escola Diaconal Santo Estevão, em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo.

Atividades diocesanas e nos Regionais da CNBB: Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim foi: Coordenador Diocesano de Pastoral de 2016 até 2021, Assessor Diocesano da Iniciação à Vida Cristã de 2019 a 202.

Membro do Conselho de Formadores, sendo responsável pela Formação Pastoral do Seminário Maior, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.

Nos Regionais Leste 2 e 3 assumiu alguns serviços, tais como: Representante dos Coordenadores (Arq) Diocesanos de Pastoral (2017 a 2021); assessor Teológico e de Formação Permanente dos dois Regionais e assessor Teológico da Iniciação à Vida Crista do Regional Leste 3.

Anexos

Compartilhe:

VÍDEOS

quarta-feira 7 dezembro
quinta-feira 8 dezembro
sexta-feira 9 dezembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook