Nesta sexta-feira (23) é celebrado o Dia de São Jorge, um santo muito conhecido e que tem muitos devotos no mundo inteiro. A sua história se passa no século III quando havia no império romano um bravo soldado chamado Jorge, filho de pais cristãos.
Ele aprendeu desde a sua infância a temer a Deus e a crer em Jesus como seu salvador. O Imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos. Jorge, sendo contrário a esta ordem, foi perseguido, preso e ameaçado caso não renunciasse a Cristo.
Como mantinha-se fiel proclamando sua fé a Jesus, o imperador ordenou a sua morte. Foi decapitado e sepultado no início do século IV, em Lida, na Palestina. Este grande mártir levou muitas pessoas a crerem e confiar em Jesus com sua couraça, sua espada e seu escudo, que representam a fé, a esperança e a caridade.
A missa em homenagem ao padroeiro da Comunidade São Jorge, em Vila Capixaba, Cariacica, será celebrada nesta sexta-feira (23), dia em que a Igreja celebra a memória litúrgica deste mártir. Durante todo o dia, de 08h às 18h, os devotos poderão visitar a Comunidade para fazer as suas orações individuais diante da imagem do santo protetor e levar suas doações financeiras e de alimentos não perecíveis.
A movimentação será orientada para que não haja aglomeração e risco à saúde dos devotos. A orientação é que as pessoas utilizem máscara durante a permanência no templo e álcool gel 70% para higienização das mãos.
Às 19h30 Padre Cláudio Alves Moreira, o administrador paroquial da Paróquia Santíssima Trindade, celebrará a missa que poderá ser acompanhada pelas redes sociais no Facebook e YouTube. Todos os anos muitos devotos vão até a Comunidade para prestar suas homenagens e receber a benção, mas por conta do alto nível de contágio do coronavírus, a missa este ano não poderá ter a presença dos fiéis.