Paróquia de Santo Antônio ganhará novo Pároco

5 janeiro, 2023

Depois de quase  23 anos como Pároco da Paróquia de Santo Antônio, junto ao Santuário-Basílica de Santo Antônio, no bairro de Santo Antônio, em Vitória – ES, Padre Roberto Camillato está deixando de ser pároco. Em seu lugar, assumirá o Padre Marcos Dias de Sales, que será o Pároco e Reitor do Santuário-Basílica. Sua posse acontecerá no dia 28 de janeiro de 2023, às 19 horas, no Santuário-Basílica de Santo Antônio, e será presidida pelo Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos.

Com a posse do novo Pároco, Padre Marcos Dias de Sales e do Vigário Paroquial, Padre Renzo Florio, Padre Roberto permanecerá prestando serviço à sua Congregação Religiosa e colaborando na missão eclesial no âmbito da Igreja de Vitória

O  Código de Direito Canônico determina que “se o bem das almas ou a necessidade ou utilidade da Igreja já exigirem que o pároco seja transferido de sua paróquia, que dirige com eficiência, para outra paróquia ou outro ofício, o bispo (ou Superior da Congregação) proponha-lhe a transferência por escrito e o aconselhe a consentir, por amor a Deus e das almas”, como está especificado em cânon 1748 do Código de Direito Canônico. Segundo as leis da Igreja, as transferências podem ser voluntárias ou por obediência, isto é, com o consentimento do sacerdote ou pelo voto de obediência ao bispo (ou Superior da Congregação) da igreja e seus sucessores, juramento proferido durante o ato de sua ordenação.

Padre Roberto Camillato

Padre Roberto é Capixaba, do bairro de Vila Rubim. Estudou no Seminário Pavoniano no Sul de Minas Gerais, prosseguindo com seus estudos nas Faculdades dos Jesuítas, em São Paulo e no Rio Grande do Sul, na cidade de São Leopoldo, até então Arquidiocese de Porto Alegre. Foram 8 anos ininterruptos de estudos junto aos Jesuítas. Seu Novicidado foi na Espanha, estendendo-se depois na Itália.

Foi ordenado em 1978, no Santuário de Santo Antônio, pelo Bispo Auxiliar de Vitória, Dom Luiz Gonzaga Fernandes. Após sua Ordenação Presbiteral, retornou a São Leopoldo, onde continuou exercendo a Direção da Obra Social Pavoniana para menores e adolescentes de famílias carentes como internato e semi-internato. Tornou-se, logo após, Diretor Pedagógico do grande e tradicional Pavoniano Colégio São Luís na mesma cidade do Sul do Brasil. Transferido para São Paulo, Capital, porque mostrando-se inclinado à Formação dos jovens estudantes de Filosofia e Teologia, por determinação dos Superiores assumiu a Direção do Seminário Pavoniano e de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Providência no Morumbi, onde ficou 17 anos.

No dia 13 de fevereiro de 2000, Dom Silvestre Luís Scandian, deu posse ao Padre Roberto Camillato, como Pároco, na Paróquia de Santo Antônio, junto ao Santuário que, em 2008, foi elevado à categoria e dignidade, também, de Basílica.

Desde 2017 Padre Roberto vem solicitando à Congregação dos Filhos de Maria Imaculada – Pavonianos – padres que pudessem vir sucedê-lo, mediante a natural e normal condução de transição, orientada e acompanhada, como deve sempre corresponder ao sentir da Igreja. Depois de alguns anos pra cá a Congregação conseguiu um padre que pudesse dar continuidade aos trabalhos de Padre Roberto.

Confira o PodCast do Padre Roberto Camilato sobre sua trajetória de vida Sacerdotal.

Podcast Pe. Roberto Camilato – Parte 01

Podcast Pe. Roberto Camilato – Parte 02

 

Compartilhe:

VÍDEOS

sábado 4 fevereiro
domingo 5 fevereiro
Nenhum evento encontrado!

Facebook