Paróquia em Viana celebra Santa Clara

4 agosto, 2021

Valorizando as lições de Santa Clara de Assis, inspirada nos ensinamentos de Cristo, a Paróquia de Vila Bethânia, em Viana, celebra a festa de sua padroeira entre os dias 07 e 11 de agosto de 2021. Com o tema “Clara: a verdadeira luz de Cristo”, as celebrações farão memória à história da santa que se absteve da riqueza para viver o amor por Jesus Cristo e pela Santa Eucaristia.
Neste ano, a festa permanece com os eventos restritos, em razão da pandemia da covid-19. As missas e celebrações serão realizadas com a presença dos fiéis, que devem realizar agendamento prévio para todos os dias. A festa terá início no sábado (07), com uma Adoração ao Santíssimo Sacramento. A celebração de abertura fará memória da história de Clara e seu amor por Jesus Eucarístico, simbolizado na imagem da santa.
De domingo (08) à quarta-feira (11), dia da padroeira, haverá Santa Missa na igreja matriz, com a presença de diversos frades e padres convidados. No encerramento, preside a celebração Eucarística o arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Dario Campos.
Para o frei Quércio Patrique, pároco de Vila Bethânia, celebrar Santa Clara de Assis e rever a sua história é nunca perder de vista os exemplos que ela nos deixou: “Fazer memória de Santa Clara de Assis é voltar ao início da vida franciscana e manter vivos os seus ensinamentos para a Igreja e ressignificá-los para nossos dias. A memória da vocação de Santa Clara nos faz reacender a chama do amor por Jesus Cristo e pela Eucaristia. Clara abriu mão de todos os seus bens para seguir o exemplo de São Francisco, que também nos deixou um legado de fé e humildade”, afirmou.
Para atender aos que preferem manter o isolamento social, doentes e idosos que não poderão comparecer ao local, toda a programação será transmitida pelo canal da paróquia no Youtube. “Toda nossa equipe está mobilizada para que possamos levar a programação de nossa festa até a casa de quem não pode estar presente. Por meio da tecnologia, temos essa facilidade de evangelizar, levando a palavra de Deus cada vez mais longe”, afirmou Mariana Januthe, coordenadora da Pastoral da Comunicação.
Quem foi Santa Clara
Santa Clara de Assis nasceu em 1194, em uma família rica, filha de um conde e vivia em um palácio. Desde jovem, já tinha a fama de ser uma pessoa muito religiosa. Aos 18 anos, fugiu com uma amiga para encontrar São Francisco de Assis.
Ao realizar os votos, o próprio São Francisco cortou os cabelos de Clara, em sinal de pobreza e exigência para que ela pudesse ser uma religiosa. Santa Clara vendeu tudo e distribuiu aos pobres. Era uma exigência de São Francisco para poder entrar para a vida religiosa.
Pela intercessão de Santa Clara muitos milagres se realizaram quando ela ainda era viva e também depois de seu falecimento. Um dos mais expressivos foi quando os muçulmanos invadiram Assis e tentaram entrar no convento das Clarissas.
Santa Clara pegou o ostensório com o Santíssimo Sacramento e disse aos invasores que Cristo era mais forte que todos eles. Então, inexplicavelmente, todos, tomados de grande medo, fugiram sem saquear o convento.
Padroeira da Televisão
Um ano antes de Santa Clara de Assis falecer, em 11 de agosto de 1253, ela queria muito ir a uma missa na Igreja de São Francisco (já falecido). Não tendo condições de ir por estar doente, ela entrou em oração e conseguiu assistir toda a celebração de sua cama em seu quarto no convento.
Santa Clara conseguiu ver e ouvir toda a celebração sem sair de sua cama. O fato foi confirmado quando Clara de Assis contou fatos acontecidos na missa, detalhando palavras do sermão do celebrante. Várias pessoas que estiveram na missa confirmaram que o que Santa Clara narrou, de fato aconteceram.
Com informações do site Cruz Terra Santa
Serviço
Festa de Santa Clara de Assis 2021
De 07 à 11 de Agosto, na Igreja Matriz do bairro Vila Bethânia, em Viana
Programação
Sábado – Dia 7
19h30 – Adoração ao Santíssimo
Domingo – Dia 8
7h30 – Santa Missa com Frei Quércio
18h – Santa Missa com Frei Rinaldo
Segunda – Dia 9
19h30 – Santa Missa com frei Anderson
Terça – Dia 10
19h30 – Santa Missa com padre Carlos
Quarta – Dia 11
19h30 – Santa Missa com Dom Dario Campos
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 29 janeiro
domingo 30 janeiro
terça-feira 1 fevereiro
quarta-feira 2 fevereiro
Evento o Dia Todo Aniversário do Pe. José Tosi
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por